Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, figuram entre os principais destinos de inverno do Brasil. Mas quem pensa que só é bom no frio está muito enganado. Essas duas cidades-irmãs, separadas por apenas 7km, têm atrações para todas as estações do ano e faixas etárias.
De início, o que chama a atenção é a arquitetura própria da colonização europeia e com forte influência alemã, que conquista ao primeiro olhar. A gastronomia é outro ponto forte, com destaque para as sequências de fondues (queijo, carnes e chocolate), massas italianas, galetos e o famoso café colonial (adeus, regime!).
Parques, museus, bares e um comércio variado garantem a diversão para vários dias. As atrações são tantas que fica difícil montar um roteiro sem deixar nada de fora.
As duas cidades têm no inverno, que vai de junho a agosto, o auge da temporada. As temperaturas podem ficar negativas e tudo fica mais caro. O Natal Luz, evento de Gramado realizado em dezembro, também é um período de alta procura, assim como o Festival de Cinema de Gramado, em agosto. Mas a cidade tem muito o que oferecer durante todo o ano.
Atrações de Gramado
Gramado fica a 115km de Porto Alegre e o percurso pode ser feito de carro alugado ou por translado. Aproveite a chegada na cidade para fazer fotos nos pórticos, são dois: o pórtico estilo bávaro (via Nova Petrópolis) e o estilo normando (via Taquara).
No centro de Gramado há várias atrações turísticas. A principal via da cidade é a Av. Borges de Medeiros, com muitas lojas, restaurantes e hotéis. Na área do centro ficam a bela Paróquia São Pedro com as esculturas dos doze apóstolos na praça em frente; o Palácio dos Festivais (onde ocorre o Festival de Cinema de Gramado); a Fonte do Amor Eterno, ao lado da Igreja de São Pedro, onde casais apaixonados prendem cadeados com seus nomes à grade como jura de amor eterno.
Vá também ao Mundo de Chocolate, o primeiro parque de chocolate das Américas e com esculturas de atrações do mundo todo, com até 4 metros, feitas totalmente de chocolate. O local conta ainda com um café e pâtisserie e vários tipos de chocolates estão à venda.
Outro ponto turístico é a Rua Coberta, com 100 metros de extensão que sedia eventos e reúne lojas, restaurantes e bares. Também chama a atenção a Rua Torta, inspirada na Lombard Street, a famosa rua sinuosa de San Francisco. O nome oficial é Rua Emilio Sorgetz. Ela está situada de frente para a Praça das Etnias, onde você pode comprar artesanato.
O prédio da Prefeitura Municipal de Gramado é considerado um ponto turístico porque apresenta traços arquitetônicos de origem alemã e tem um brasão do município. Fica localizada a apenas duas quadras da Avenida Borges de Medeiros.
Lago Negro e atrações para crianças
Fora da área central, mas perfeito para um passeio ao ar livre é o Lago Negro, com pedalinhos, trilhas ao redor, restaurantes e locais para comprar artesanato.
Para quem viaja com crianças, há atrações que os pequeninos e os adultos adoram. O Mini Mundo é uma delas, com réplicas em miniaturas (as obras feitas manualmente são até 24 vezes menor do que o tamanho natural) de monumentos famosos do Brasil e de outros países. O Parque Knorr – Aldeia do Papai Noel também é muito procurado porque tem como tema o Natal e abre o ano todo.
Fora do Centro
Uma das maiores atrações de Gramado é o Parque Snowland, um mundo gelado para quem quer brincar na neve em qualquer estação (até no verão). Tem patinação no gelo, snowboard, boia gigante, além de espetáculos. Fica a 10 minutos do centro de Gramado.
Na entrada da cidade, fica Le Jardin Parque de Lavandas, um belo jardim de lavandas e outras espécies de flores com café e loja temática, e o Zoo de Gramado. O Aquamotion é o novo parque aquático indoor de Gramado com piscinas aquecidas e o Parque Olivas de Gramado, a 25 minutos do centro, tem uma bela vista do cânion da Pedra Branca. O local, que imita uma fazenda, foram plantadas 120 mil mudas de oliveiras e você pode fazer degustação de azeites de oliva.
Museus diversos
Na Avenida das Hortências, estrada que liga Gramado e Canela, você encontra várias atrações, principalmente museus. Há o Dreamland Museu de Cera, com réplicas de cera de artistas e personalidades mundiais; o Harley Motor Show, uma combinação de bar temático e museu decorado com motos Harley Davidson; o Super Carros, que tem modelos de carros como Ferrari, Porscher, Corvette e Lamborghini para você ver de pertinho ou até mesmo dirigi-los; o Hollywood Dreams Cars, museu de caros antigos; o Mundo a Vapor, um museu dedicado ao maquinário a vapor; o Museu do Perfume Fragram, que mostra todo o universo que gira em torno dos perfumes.
Ao longo da estrada, há café coloniais e as famosas lojas de chocolates, como a Prawer e a do Caracol, que contam a história do chocolate.
Como chegar
Não há aeroportos em Gramado. A partir de Porto Alegre é possível ir com um carro alugado, Uber, ônibus (que sai do aeroporto Salgado Filho) ou com o serviço de vans compartilhadas oferecidos por agências de turismo. Fica a 115km de Porto Alegre e a 120km de Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos.
Onde ficar
Gramado tem uma ampla rede hoteleira. O melhor é procurar o que cabe no seu bolso nos sites como Booking.com (ajude a manter o portal acessando o link que está na nossa página. Ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso) e hoteis.com.
Aqui algumas sugestões de boas opções de hospedagem:
Hotel Serra Azul – A localização é excelente, no miolinho do centro de Gramado, na av. Borges de Medeiros.
Hotel Casa da Montanha – hotel luxuoso, a dois quarteirões do Palácio dos Festivais.
Hotel Vovô Carolina – hotel simples, mas bem localizado.
Onde comer em Gramado
A gastronomia em Gramado é de qualidade e bem diversificada. Para quem quer saborear a comida italiana, principalmente pastas, tem a Cantina Pastasciutta entre as melhores. Para os galetos e comida farta, os tradicionais Mamma Mia e o Nonno Mio. Para carnes de corte argentino, o Malbec Restaurante é uma boa pedida.
Quem vai a Gramado deve experimentar o café colonial, uma mesa farta inspirada na comida dos imigrantes italianos e alemães. Alguns tem mais de 80 variedades de produtos, como pães, bolos, pasteis e embutidos. Os mais tradicionais são o Bela Vista Café Colonial e o Gramado Café Colonial.
Outra tradição gastronômica de Gramado são os fondues (prato típico suíço), ou melhor, a sequência de fondues. Funciona assim: primeiro é servido o fondue de queijo com acompanhamentos como pão, polenta, cenoura e batata. Você pega o pão ou outro acompanhamento e mergulha no queijo; depois segue o de carnes (boi, porco e frango) que são mergulhadas no óleo ou colocadas sobre uma chapa quente e vêm acompanhadas de molhos variados; para finalizar, o fondue de chocolate com frutas diversas. Entre os bons restaurantes de fondues da cidade estão o St Gallen e o Belle du Valais.
Também não deixe de visitar as pizzarias temáticas. Entre as mais famosas está a Hector, que segue a temática de uma escola de magia; a Cara de Mau, que traz o mundo dos piratas; e a Kongo, inspirada nas florestas tropicais africanas.
Bate-volta
Se você estiver de carro, também vale fazer um bate-volta ou até pernoitar alguns dias em Bento Gonçalves, para conhecer as vinícolas e atrações do Vale dos Vinhedos e Caminho de Pedras. A cidade de Nova Petrópolis também é um charme, com destaque para o Parque do Imigrante, o labirinto e o relógio das Flores.
Para ver as atrações de Canela, a cidade-irmã de Gramado, é só clicar AQUI.
Veja mais fotos de Gramado:
Leia também:
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI