Considerada uma das mais antigas vilas de Portugal, Monsaraz conseguiu se manter preservada ao longo dos séculos. Situada no conselho de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, essa vila alentejana está localizada no alto de uma colina, cercada por muralhas medievais, e oferece uma bela vista do Vale de Guadiana.

Vila medieval acastelada, Monsaraz tinha uma posição estratégica que permitia detectar o inimigo com antecedência.
Um passeio por Monsaraz é uma viagem no tempo, com destaque para o Castelo e a Torre de Menagem, o edifício dos Antigos Paços da Audiência e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa.
Classificado como Monumento Nacional, o castelo de Monsaraz teria sido edificado por D. Dinis, em 1310, sobre uma estrutura defensiva já existente. Por alguns séculos esteve nas mãos dos mulçumanos, e só no reinado de D. Sancho II, em 1232, passou definitivamente para a posse portuguesa. Foi, por um tempo, domínio dos Cavaleiros da Ordem do Templo e depois passou para a Ordem de Cristo.

Igreja matriz de Nossa Senhora da Lagoa, construída no lugar de uma igreja gótica contaminada pela peste.

O pelourinho, construído no século XVI, fica em frente à Igreja de Nossa Senhora da Lagoa e da Igreja da Misericórdia, exemplo da arquitetura barroca.
A cidade é marcada pelas construções de xisto e cal. Tem muitas lojas de artesanato local e pequenos restaurantes, com os pratos típicos da região. É um passeio agradável e mais aprofundando na riqueza cultural e arquitetônica do Alentejo.
Como chegar:
De carro, fica a 55km de Évora e a 188km de Lisboa. Há pacotes de agências turísticas para Monsaraz a partir de Évora.
Leia também:
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI
Bacana.