O roteiro perfeito de dois dias no Napa Valley, região vinícola mais famosa dos Estados Unidos, está em cada um, após conhecer os meandros do vale onde Robert Mondavi e seus colegas enólogos reinam absolutos. Degustar bons vinhos, saborear deliciosos pratos da culinária de diversos países e, de quebra, se deslumbrar com paisagens formadas por vinhedos a perder de vista, cercados por montanhas, isso está ao alcance de todos.
Antes de começar, uma dica fundamental. A fiscalização do trânsito na região é bem flexível, os policiais atuam mais como guias turísticos que na repressão, mas não se deixe levar pelo clima. Exagerar na bebida e cometer algum deslize na direção submete o motorista às duras leis de trânsito dos EUA. Lá, como está fartamente demonstrado, ricos e pobres vão para a cadeia sem cerimônias. Beba nos restaurantes, portanto, dentro do limite e se quiser experimentar outra garrafa leve para o hotel, com a boa dupla queijo-presunto cru.
1º Dia
A viagem começa por San Francisco, onde você aluga um carro e encara pouco mais de uma hora de estrada até a região do Napa Valley. Como o check in dos hotéis é à tarde, siga direto para a vinícola mais indispensável: a Opus One, produtora do vinho com o mesmo nome, joint venture de Mondavi com ninguém menos que o barão Philippe de Rothschild. A garrafa da safra 2011 custa, na vinícola, US$ 245, mas você pode degustar o vinho em taça, por US$ 35. O garçom gente boa sempre serve mais de uma. A visita vale pela beleza da construção, que lembra um templo maia, e o passeio pelo maquinário construído sob medida na Itália para o consórcio. Para ter uma visão melhor dos vinhedos, suba ao terraço.
Seguindo adiante na estrada, na cidade de St. Helena, não deixe de ir à Beringer, umas das vinícolas mais bonitas da região. Fundada em 1875, se denomina a mais antiga do Napa e a primeira a aceitar visitação.
Hora do almoço, hora de dirigir até a cidade de Yountville e de escolher entre as excelentes opções de restaurantes. Nesse primeiro dia, o restaurante Bottega cai muito bem. Faça reserva nos restaurantes para evitar contratempos, principalmente nos mais concorridos e no período de alta temporada.
Depois, para garantir uma boa digestão, é hora de caminhar por Yountville. Conheça o V Marketplace, que tem várias lojinhas atraentes. Se sobrar disposição, visite outras belas vinícolas próximas, como a Robert Mondavi ou a Chandon.
À noite, aproveite para ir ao Gatehouse Restaurant do Institute de Culinary of America, uma das maiores escolas de gastronomia dos EUA.
2º Dia
Nesse dia, siga até o Chateau Montelena, produtor do Chadornay famoso que desbancou os franceses em uma prova cega, no dia 24 de maio de 1976. A vinícola tem um casarão antigo e um jardim japonês.
Depois, é hora de voltar à estrada e dirigir até o Castelo di Amorosa, uma reprodução das construções da região da Toscana, na Itália. O vinho Il Barone é o top da vinícola e, para sua avaliação, mais caro que o Opus One.
Mais à frente dê um pulo à cidade de Calistoga, pequenina mas atraente. Se você gosta de dirigir, aproveite e encare uma hora de estrada até a região de Sonoma, para visitar a Francis Ford Copolla Winery, do diretor de filmes famosos, como O Poderoso Chefão e Drácula. A estrada até lá é linda e a vinícola idem. Aqui vale parar para almoçar, tomar um drinque e ficar para o envolvente happy hour.
Na volta ao hotel, se quiser comprar vinhos da região, o supermercado Sunshine, localizado na cidade de St. Helena, é considerado o point onde os vinhos do Napa têm o melhor preço. No local há bons rótulos, mais em conta que nas próprias vinícolas.
À noite, vale conhecer o restaurante do chef famoso Thomas Keller, o Bistrô Bouchon, em Yountville, ou outro dos diversos restaurantes espalhados pela cidade.
No dia seguinte, é hora de pegar a estrada de volta a San Francisco e guardar as lembranças dos belos momentos vívidos nesse mundo especial do vinho.
Leia também:
Um delicioso passeio pelas vinícolas do Napa Valley, na Califórnia
San Francisco, a queridinha da Califórnia
Vinícolas:
Opus One – End: 1144 Oakville Cross Road Oakville.
Beringer Vineyards – End: 2000 Main St, St Helena.
Castelo di Amorosa – End: 4045 North Saint Helena Highway, Calistoga.
Francis Ford Copolla Winery – 300 Via Archimedes, Geyserville, CA 95441
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI