Uma das atrações da encantadora cidade de Lamego, na região do Douro, no Norte de Portugal, é o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, versão da famosa igreja Bom Jesus do Monte, em Braga. Construída no século XVIII, possui uma escadaria barroca com 686 degraus. De cima, oferece uma ampla vista da cidade.
As escadarias iniciam na avenida central de Lamego, a Dr. Alfredo de Sousa. Ao olhar para cima, você vai ver o santuário, lá no alto, bem pequenininho. Quem não quiser encarar as escadas, pode chegar no topo de carro.
O local, antes, abrigava uma capela erguida para Santo Estevão, construída em 1361. Em 1568 foi demolida e um templo com uma imagem da Virgem com o Menino foi erguido. Os anos se passaram e a devoção a Santo Estevão diminuiu, sendo aos poucos substituída pela devoção à Virgem. Como muitos devotos buscavam à Santa para alívio de doenças, começou a devoção à Nossa Senhora dos Remédios. O atual santuário começou a ser construído em 1750 e foi concluído em 1905.
Construído em estilo Rococó, na parte externa do santuário ficam as escadarias divididas em nove lances, ornamentados com capelas, fontes, estátuas e obeliscos.
Um dos patamares que mais chama a atenção é conhecido como “Pátio dos Reis”, onde destacam-se as imagens de 18 reis de Israel, que compõem a árvore genealógica da Virgem. A obra arquitetônica é formada pela Fonte dos Gigantes, no centro da qual se eleva um obelisco com cerca de 15 metros de altura.
No pátio de Nossa Senhora de Lourdes ou de Jesus Maria José, existe uma capela que o seu fundador dedicou à Sagrada Família e onde foi colocada, posteriormente, a imagem de Nossa Senhora de Lourdes. Em frente desta capela encontra-se a Fonte da Sereia, adornada por uma escultura de um tritão montado num golfinho, que se assemelha a uma sereia.
Ao redor do santuário há um belo parque, cortado por veredas, com recantos para piqueniques e variadas espécies de árvores.
A romaria de Nossa Senhora dos Remédios ocorre no dia 8 de Setembro. A Festa de Nossa Senhora da Esperança e a Semana Santa de Lamego também se encontram associadas a esse santuário.
Lamego tem um grande patrimônio arquitetônico e cultural e integra o chamado Caminho Português de Santiago.
Como chegar:
Pela A1, a distância entre Lisboa e Lamego é de 350km, cerca de 3h50 de viagem de carro. Via A8 são 390km. Do Porto, via A3, são 104km. Consulte o itinerário no Via Michelin.
Leia também:
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI
Terra boa!
Fazem bolas maravilhosas por lá e fica pertinho da terra d minha mãe.
Adorei a matéria.
Otimo artigo parabens pessoas,vou colocar como favorito o sitee !!! Muito bom o conteudo!!!
Muito bom o seu artigo
Boa tarde.
Apenas uma correção, a viagem de Lisboa a Lamego é feita pela A1, Ip3 e A24, e dura 3:30h sem paragens e não 6:30h.
De resto, artigo bastante completo. Mas não existe apenas o Santuário para visitar, aconselho bastante uma pesquisa mais acentuada sobre a cidade e os seus monumentos.
RESPOSTA
Obrigada. Conhecemos apenas o santuário, por isso não escrevemos sobre a cidade.
O escadório não tem 686 degraus, tem 614.
RESPOSTA
A informação consta no portal de turismo oficial Visit Portugal.
Minha avó, Anna Maria Vieira de Carvalho, era de Lamego. Bisneta de Anna dos Remédios, a família contava que esta era cultuada como Santa porque o corpo nunca se desfez após o sepultamento. Nunca pesquisei sobre isto.