Como espaço de exposições, o Palacete Provincial existe há nove anos, mas seu prédio é um dos antigos de Manaus (1861). Localizado na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), no Centro, é considerado um dos mais importantes prédios históricos de Manaus. Ele foi inaugurado em 1875 e durante mais de 100 anos funcionou como quartel da Polícia Militar. Suas características arquitetônicas são inspiradas nos estilos que predominavam na Europa na segunda metade do século 19.
Completamente restaurado, desde 2009 o espaço abriga seis salas de visitação: Pinacoteca do Estado, Exposição Esculturas do Mundo, Museu Tiradentes, Museu da Imagem e do Som do Amazonas (MISAM), Sala de Arqueologia e Museu de Numismática Bernardo Ramos. Recebe, ainda, exposições temporárias e atividades culturais.
Também é o local de trabalho dos restauradores de obras de arte, onde o visitante não tem acesso. No térreo, há uma lanchonete chamada Café do Pina.
Pinacoteca do Estado
Na Pinacoteca do Estado, são mais de 200 obras, entre pinturas, fotografias, gravuras e esculturas. O espaço é amplo e o visitante conta com apoio de um guia, caso queira obter informações. Ainda assim, em cada obra há informações sobre o autor, ano e o título. A maioria das obras é de autoria de artistas do Amazonas, cujos temas se concentram na realidade e na paisagem amazônica.
Manaus possui alguns importantes nomes das artes plásticas do Brasil. Entre os mais representativos estão Hahnemann Bacelar, Manoel Santiago, Sérgio Cardoso, Jair Jacqmont, Otoni Mesquita e Bernadete Andrade. Nomes que fazem parte de diferentes gerações das artes plásticas do Estado.
Exposição Esculturas do Mundo
A Exposição Esculturas do Mundo é um dos espaços mais interessantes do Palacete, fica na entrada do Museu Tiradentes. Reúne réplicas de obras de diferentes museus do mundo, devidamente autenticadas. São 31 objetos da pré-história, da Grécia Antiga, do Egito Antigo e da Renascença. Belas peças que fazem o visitante viajar no tempo.
Museu Tiradentes
O Palacete tem um espaço especial para a história da Corporação Militar que ocupou originalmente o prédio. Armamentos, fardamentos, equipamentos e até mobílias de época integram a sala do Museu Tiradentes. O visitante pode, se preferir, assistir também eventos cívicos de décadas passadas, como paradas do Dia da Independência (7 de Setembro), em pequenos televisores.
Entre o mobiliário, armadura originária da França medieval, panóplia de armas em ferro comprada em Paris e móveis em estilo manuelino
Museu da Imagem e do Som
No Museu da Imagem e do Som fica exposto um rico acervo de objetos fonográficos e antiguidades. Há máquinas fotográficas, revistas, aparelhos de som, discos, filmes. Na coleção da Dvdoteca, o visitante pode escolher a música ou filme e ouvir/assistir gratuitamente. Tem a primeira máquina de projeção de filmes usada em Manaus.
O museu foi criado em 2001 pelo Governo do Estado.
Sala de Arqueologia
A Sala de Arqueologia reúne material e fragmentos de objetos encontrados na região, a maioria na área próxima de Manaus. Há também uma exposição itinerante de objetos coletados de alunos de Arqueologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Museu de Numismática Bernardo Ramos
O Museu de Numismática é o mais antigo em funcionamento no Estado. Reúne uma coleção de moedas de períodos antigos, resultado do trabalho do colecionador, político e pesquisador Bernardo Ramos. Há, inclusive, moedas do período colonial do Brasil, do Império e do início da República.
O acervo vem sendo atualizado desde 1997. Hoje são mais de 13 mil peças, que incluem moedas, cédulas, medalhas e condecorações.
Serviço:
Palacete Provincial
Endereço: Praça Heliodoro Balbi, s/n – Centro
Telefone: 3631-6047
Funcionamento: Fecha às quartas-feiras. Nos demais dias funciona de 9h até 17h.
Entrada gratuita
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI