Ávila é famosa por suas muralhas medievais, que estão entre as mais lindas e bem preservadas do mundo. Localizada na região de Castela e Leão, na Espanha, é um exemplo de cidade fortificada da Idade Média e foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1985.
Fundada pelos romanos, Ávila tem cerca de 2000 anos. Passou pelas mãos de visigodos e árabes, até a reconquista cristã no século XI.
As muralhas datam do século XII e contornam todo o centro histórico. Têm mais de 2km de comprimento com 88 torres e nove portões – o mais impressionante é a Puerta de San Vincent que ocupa o lado mais antigo. É possível subir e andar pelas muralhas. Um dos acessos fica ao lado da Puerta del Alcázar, na praça de Santa Teresa.
De longe, a cidade fortificada oferece uma bela visão das muralhas com suas torres. Um dos melhores pontos para fotos é do Cuatro Postes, fora das muralhas. Se não quiser ir andando, você chega lá no tour de tuk tuk, um veículo com capacidade para até 6 pessoas. O roteiro dura cerca de 35 minutos e passa pelos principais pontos turísticos dentro e fora das muralhas. O ponto de partida é na Calle de San Segundo, próximo da Basílica de San Vicente.
Santa Teresa de Ávila
A cidade tem uma forte ligação com Santa Teresa, que nasceu em Ávila e fundou a Ordem das Carmelitas Descalças. Tem até doce típico com nome da santa: o yemas de Santa Teresa.
O convento de Santa Teresa foi construído onde ficava a casa dela, dentro da muralha. A história da santa também se estende ao Convento de San José e ao Monasterio de la Encarnación, onde viveu por mais de 20 anos, que ficam extra-muros.
Aliás, para quem gosta de visitar igrejas, Ávila é um prato de mão cheia. Tem a Catedral del Salvador de Ávila, uma mistura de estilos românico e gótico; e a Basílica de San Vicente, do lado de fora das muralhas, construída em homenagem aos irmãos mártires Vicente, Sabina e Cristeta, que teriam sido martirizados pelos romanos no século IV e seus corpos enterrados em uma rocha oca onde foi erguida a basílica.
Além disso, na Plaza del Mercado Grande, também conhecida como Plaza de Santa Teresa, localizada extra-muros em frente a Puerta del Alcázar, está a Iglesia de San Pedro, uma construção românica dos séculos XII e XIII. A praça, que já foi o ponto principal do comércio da cidade na Idade Média, é cercada por lojas e restaurantes.
Veja mais fotos de Ávila:
Com ir de Madri para Ávila
Ávila é uma boa opção de bate-volta a partir de Madri.
De trem – As duas cidades são ligadas por trens operados pela Renfe. Os trens partem da estação Madrid Chamartín. A viagem mais rápida dura cerca de 1h30.
De ônibus – A rota é operada pela empresa Jiménez Dorado. A viagem mais rápida leva 1h35 e os ônibus partem de Madri da Estación Sur de Autobuses. Consulte o site da Avanza.
De carro – São 110km de distância entre as duas cidades. A viagem demora, em média, 1h40, pela rodovia AP- 6.
Onde ficar:
Parador de Ávila – Prédio histórico e bem localizado. Faz parte da rede Paradores da Espanha.
Palácio Valderrabanos – um quatro estrelas com excelente localização
Leia também:
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI
Ótima matéria!
Sou fã desse lugar!!