Capital da Extremadura, região que fica quase na fronteira com Portugal, Mérida foi uma das mais importantes cidades da Espanha durante a ocupação dos romanos. Hoje, tem um legado fascinante e é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco.
Fundada pelo imperador Octávio Augusto em 25 a.C. com o nome de ‘Augusta Emerita’, a cidade foi um pujante centro econômico e cultural no período romano, mas perdeu sua importância sob o domínio dos mouros.
Vários monumentos, testemunhos desse passado, se espalham pela cidade. Você pode começar seu passeio pelo Teatro e o Anfiteatro Romanos, que integram um grande sítio arqueológico. O anfiteatro, que chegava a ter 10 mil espectadores, foi palco de combates de gladiadores, de lutas de feras e execuções de escravos.
Depois, é só continuar o percurso para o Teatro Romano, um dos mais bem conservados do mundo. Se você quiser viver a experiência de assistir um espetáculo ao ar livre em um monumento de mais de 2 mil anos de história deve programar a visita à Mérida para o verão (julho e agosto). É quando o Teatro Romano sedia o Festival Internacional de Teatro Clássico.
Saindo do sítio arqueológico, você pode visitar o Museu Nacional de Arte Romana, que reúne um registro importante da passagem dos romanos pela região. A seguir, caminhe para o Templo de Diana, no centro da cidade, uma construção do século 1 d.C, e o Arco de Trajano.
Veja fotos de Mérida:
A próxima parada é numa das mais antigas construções mouriscas da Espanha (835 d.C), a Alcazaba, que teria sido o primeiro monumento dessa natureza construído pelos mulçumanos no país. Do alto de suas muralhas, aproveite para ver o entardecer às margens do rio Guadiana e bela vista da Ponte de Guadiana, a ponte de pedra símbolo de Mérida com 60 arcos e 792 m de comprimento.
Não deixe também de passear pela Praça de Espanha e visitar as lojas e os bares de tapas. Aproveite para experimentar os derivados de porto ibérico, como o presunto, o lombo e chouriços, acompanhado de um bom Ribera del Guadiana, vinho produzido na região.
Fora do centro histórico, na estrada em direção a Cáceres, ficam as ruínas do aqueduto dos Milagres, que transportava água para a cidade e que impressiona pela boa conservação de seus arcos de granito.
O bilhete para entrar no conjunto do Anfiteatro e do Teatro romano também dá acesso à Alcazaba, à Casa do Mitreo, ao Circo Romano, ao Centro Funerário dos Columbários, e à Cripta da Basílica de Santa Eulalia. O bilhete pode ser adquirido em qualquer um dos monumentos.
Veja fotos do sítio arqueológico de Mérida (Anfiteatro e Teatro romano):
Como chegar:
O melhor meio de transporte para Mérida é de carro. Fica a cerca de 3 horas de Lisboa e a 3h30 de Madri. Também é possível ir de trem (5h30 de viagem) de Madri (Puerta de Atocha) e de ônibus, via Badajoz.
Onde ficar:
Hotel Ilunion Mérida Palace – Muito bem localizado, fica na Praça da Espanha. É um palácio reformado do século XV com piscina sazonal no terraço.
Parador de Mérida – O hotel ocupa um antigo convento do século XVIII. Tem belos jardins e um agradável pátio interno. Bem localizado.
Hostal Acquaforum – Boa localização. Fica próximo ao Museu Nacional de Arte Romana.
Leia também:
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI