03/12/2024

Amazon Taboca Lodge: conheça a pousada exclusiva em um dos redutos do tucunaré

A pousada Amazon Taboca Lodge, reduto para a pesca de tucunaré

A pousada Amazon Taboca Lodge fica localizada no rio Juma, em Autazes, bem na entrada de um dos igarapés mais piscosos.

O rio Juma é um dos paraísos da pesca do tucunaré. O manancial, situado nos Municípios de Autazes e Careiro Castanho, atrai milhares de pescadores anualmente. São 47 pousadas, dentro e fora do rio, todas lotadas no auge da temporada. É por isso que pontos exclusivos, igarapés preservados, ganham destaque, caso do braço da pousada Amazon Taboca Lodge.

A pousada fica localizada nos confins do Juma, em Autazes, bem na entrada de um dos igarapés mais piscosos. A viagem até lá começa no Porto da Ceasa, no Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões. Depois, já no porto do Careiro da Várzea, o hóspede embarca numa Van, até um ramal do paraná do Mamorizinho. É aí que ocorre o embarque na lancha do Taboca.

Toda a viagem percorre paisagens às quais brasileiros de outros Estados ou estrangeiros não estão acostumados. A vastidão de água, floresta, praias e igapós vai afunilando, o curso d’água serpenteando na floresta. As margens se aproximam e o viajante tem a sensação de estar num kartódromo, nos cotovelos construídos caprichosamente pela natureza.

O Amazon Taboca Lodge tem uma lancha equipada com motor 300hp, o que acelera bastante a viagem. São necessários, ainda assim, 15 minutos para atravessar da Ceasa para o Careiro, uma hora até o fim do ramal e hora e meia, no mínimo, até o hotel. Quase impossível lazer mais exclusivo e exótico que esse.

A pousada Amazon Taboca Lodge, reduto para a pesca de tucunaré

Conforto na hora do repouso

Atendimento vip

Um dos destaques da pousada é o atendimento. O piloteiro, que comanda a canoa, logo percebe o tipo de pescador com o qual está lidando. Fica calado, quando se trata de alguém experiente, e só se manifesta para apontar um ou outro ponto de arremesso. Orienta, no caso dos marinheiros de primeira viagem. É ele que, quando o peixe rareia, liga o motor e se desloca em busca dos tucunarés.

“A gente procura fazer o pescador se sentir em casa. Ele quer um bom barco, motores revisados, piloteiros experientes e cama confortável, em quarto com ar-condicionado. Fazemos comida caseira, sempre que possível com outro peixe típico do Juma, diferente, delicioso, que é o jaraqui. É esse nosso diferencial, além dos pontos de pesca que só nosso pessoal conhece”, afirma o proprietário, Davi Leite.

A “hora da boia” é outro destaque. Os piloteiros fazem o churrasco ou o peixe assado debaixo das árvores. Na hora combinada, a pescaria é interrompida e a mesa está posta. Redes são atadas para a soneca reparadora. É um autêntico cenário de sombra e água (ou cerveja) fresca.

Peixe assado? Jamais tucunaré. É ilegal, por legislação pioneira de Autazes, abater a espécime. Tornou-se “peixe símbolo” do Município.

Outra proibição, cumprida a ferro e a fogo, é de não uso de iscas vivas. “Facilita captura, mas vicia o peixe e dificulta pesca com isca artificial, que proporciona muito mais emoção para o pescador. Ela é válida para consumo, o que não é nosso caso. Aqui a ordem é divertir o hóspede-pescador”, enfatiza Davi.

A pousada Amazon Taboca Lodge, reduto para a pesca de tucunaré

Rio Juma exclusivo tem barcos modernos e piloteiros prontos para mostrar os melhores pontos de pesca, além de uma paisagem deslumbrante, como essa do porto da Amazon Taboca Lodge

“Hora da bóia”, debaixo das árvores, de um jeito bem amazônico

A rede preguiçosa pra deitar está disponível. É só pedir

Lotada

O Amazon Taboca Lodge tem um painel, na sala de refeições, com fotos de pescadores e maiores tucunarés capturados. Há exemplares de até 12kg – o recorde mundial é 14kg. “Aqui é proibido matar o peixe. É pegar, fotografar e soltar. Esse pesque-e-solte garante a temporada seguinte, sempre com qualidade e tamanho”, diz Davi.

O pescador, após encerrar o pacote, em torno de uma semana, geralmente deixa reservada a temporada do ano seguinte. E volta trazendo familiares e amigos, para desfrutar da novidade exclusiva. “As reservas iniciam antes do fim da temporada do ano anterior. A gente encerra, rigorosamente, dentro do prazo legal, que é 15 de novembro, quando começam acasalamento e desova do peixe. Estamos negociando com autoridades de Autazes, para estendermos mais, devido ao atraso na cheia do rio”, diz o proprietário.

A pousada Amazon Taboca Lodge, reduto para a pesca de tucunaré

A alegria do proprietário da pousada, Davi, é genuína. Ele nasceu e se criou na região.

Hóspedes da pousada e alguns dos grandes exemplares capturados nos arredores.

Pescadores levam os familiares e todos se divertem

 

Serviço

Amazon Taboca Lodge

Rio Juma

Reservas:

(011) 98612-5208/Henrique

(92) 9306-3720/Paula

Vai viajar?

Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI

Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI

Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI

6 thoughts on “Amazon Taboca Lodge: conheça a pousada exclusiva em um dos redutos do tucunaré”

  1. Neto Assunção disse:

    Pousada deve mudar o status para HOSTEL de 5 categoria a alegria do proprietário Davi é um deboche por ter engano mais um grupo de desavisados pescadores, porque na prática. Não aceita nenhum tipo de crítica referente a hospedagem comida e conforto como AR condicionado nos quarto. Um verdadeiro prendiz de coisas mal feitas. E de como não tratar um turista. Pr ser ocupado apenas em receber antecipado por serviço nunca oferecido. Cuidado ao se hospedar nesse hostel k ele vende como pousada. Se você for. Prepare-se para se stressar e passar muita RAIVA!!!!!

  2. Zacarias Assunção disse:

    Alfredo

    Estive nesse pousada e meu sofrimento foi exatamente esse, falta de profissionalismo, falta de respeito, falta de comidas, falta de um bom quarto com camas de casal, não fizeram nada do que foi prometido, minhas malas sempre em outro barco. Não estrutura para receber ninguém. Se quer tem boas parcerias como logística in out sofrimento total

  3. Patrícia disse:

    Foi a pior estadia de nossa vida, venderam um paraíso, entregaram um pesadelo, quartos; camas separadas e colchão de pelica, banheiro ruim, ar condicionado velhos e gerador ultrapassado m não funciona, café da manhã muito fraco, almoço, muito fraco e todo dia a mesma coisa, bebidas quentes, instalações da pousada de má qualidade, relacionamento com os donos. Não existe ele muito grosso e mau educado. Ela não aparece nem pra repor o que falta, serviço de quarto não existe, passamos uma semana. Nada foi limpo nem trocado, em fim serviço de péssima qualidade. Turista busca sussego. Lá vc encontra estress fica a dica

  4. Zacarias Assunção disse:

    Não podia deixar de relatar nossa experiência no Amazonas ,, e nessa pousada!!!,, começar pelo Dono DAVI proprietário da pousada,… um verdadeiro amador no ramo hoteleiro,, sem esperiencia e sem educação e sem saber lidar com o turista . Desligava o gerador durante dia todo para não gastar com os AR condicionados,,,os quartos com cama de solteiros e colchões muito Ruim,, café da manhã pessimo sem frutas e sem opção de comidas Todo dia a mesma coisa e em pequenas quantidades,,,restaurante totalmente de amadores, sem criatividades e em poucas quantidade e qualidade e eles não repões as comidas e pra variar nem ovo na pousada teve durante nossa estadia. Verdadeiramente despreparados para o turismo. Entretenimento zero,, tira gostos. Zero. Relacionamento com o grupo. Zero. Enfim NÃO recomendamos para ninguém essa pousada, ponto alto acontecido. Os barqueiros k prestam serviços. Muito prestativos Mas são apenas terceirizados, nada do que eles prometem no site aconteceu nada nada mesmo,, o preço muito alto e caro e eles não dão a menor importância ao turista realmente sem preocupação com o preço que pagamos em relação ao serviço que eles prestaram. NOTA ZERO para essa pousada. Se você mesmo assim resolver contratar essa pousada. Vá preparado para perder seu lazer e passar muita raiva, e se você precisar de emergência ou urgência o dono não tem se quer uma embarcação para isso!!! Lugar muito lindo Mas a estrutura da pousada muito FRACO !!!!! Pense bem antes de decidir por essa pousada !!!!!

  5. akila santana disse:

    ja foi nessa pousada, e foi uma tragedia nossa hospedagem, nao tem nada do que estar na propaganda, uma verdadeira falcatrua ou armadilha essas propagandas e a pousada, que nunca poderia ser classificada,(pesca) muito amadores,,, nao ofereceram nada e aindanao se pode reclaramar de nada, porque os donos fecham a cara pra gente, se voce estar procurando sussego e paz, nao é pra essa pousada k vc tem k ir, porque la. seu estress sera maior que em engarrfamento.

  6. Renaro disse:

    pousada taboca, no amazonas rio juma, uma pousada que tinha tudo para ser boa, falta apenas “donos” porque quando estivemos hospedados, tivemos muitos problemas, o gerador era desligado durante o dia todo, um calor infernal, hospedagem, muito ruim, todas as cama de solteiros e colchões fraco demais, cafe da manha, muito fraco, fraco por falta de opção mesmo, não tem frutas, não tem qualidade nos alimentos, ate ovos a pousada deixou faltar, almoço e jantar, esse foi o ponto mais fraco que achei dessa pousada, não teve nem qualidade nem quantidade necessários para o nosso grupo, eles sequer apareciam para ver e repor, não sebe se porque não tinham se preparados para receber o grupo ou por incompetência mesmo dos donos, tira gostos, esse dava vontade de devolver aos donos ” muito ruins mesmo” emergência, se precisar você morre, porque os donos não tem sequer um canoa para isso, nem tudo foi ruim, os barqueiros terceirizados se esforçaram muito, foi o melhor da viagem, para chegar na pousada, eles não tem uma programação, enfim, tudo muito de amadores mesmo, sem noção do trato com esse tipo de turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *