Segunda maior cidade da Extremadura, na Espanha, Cáceres tem um dos mais bem preservados conjuntos medievais da Europa. É conhecida como Ciudad Monumental e foi listada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1986.
Cáceres foi fundada pelos romanos em 34 a.C. com o nome de Norba Caesarina. Mas foi com a chegada dos árabes, no século 12, que prosperou. Um século depois passou para as mãos cristãs, com a reconquista pelo rei Alfonso IX de Léon. No seu apogeu econômico a cidade atraía muitos mercadores e aristocratas. Eles competiam entre si para ver quem construía as casas mais luxuosas e palácios fortificados. Cansados das disputas por poder entre os nobres locais, os reis católicos Isabel e Fernando mandaram demolir várias delas, no século 15.
Com o declínio econômico, a cidade entrou numa fase de calmaria e acabou poupada das guerras dos séculos 19 e 20. Foi a primeira cidade da Espanha tombada como patrimônio histórico em 1949.
Centro Antigo
Na Plaza Mayor com suas arcadas se concentram restaurantes e alguns monumentos históricos como a Torre de Bujaco, a Ermida da Paz, o Ayuntamento. Nas imediações encontra-se o Palácio Godoy e a igreja de Santiago.
Subir as escadas e atravessar o arco de la Estrella é como cruzar uma porta do tempo. O portão foi construído por Manuel Churriguera em 1726 e leva da Plaza Mayor à cidade velha. Um passeio pelas ruas de pedra da cidade, delimitada por muralhas construídas pelos árabes, vai revelando as casas-fortalezas medievais e os palácios renascentistas.
Ao redor da Plaza de Santa Maria há vários deles. Um é o de Carvajal, construído entre os séculos 15 e 16 e restaurado no século 20; o Palácio de Mayoralgo, o maior da cidade; e o Palácio Episcopal com suas duas fachadas. Também se encontra aí a Igreja Concatedral de Santa María, construção gótica do século 15. Uma de suas capelas laterais abriga a imagem de Cristo de los Blázquez, o Cristo Negro.
Na Plaza de San Mateo fica o Palacio de las Cigüeñas (Palácio das Cegonhas), que manteve suas ameias intactas pela concessão da rainha Isabel, a Casa dos Paredes Saavedra, a Casa Lorenzo de Ulloa e a Casa das Veletas. Outro belo exemplo da arquitetura de Cáceres é o Palácio dos Golfines de Abajo. A igreja de San Mateo, do século 16, é outra atração, assim como a bela igreja de São Francisco Xavier, do século 18.
Gastronomia
Nos restaurantes da cidade não deixe de experimentar a rica culinária local, de origem pastoril, acompanhada dos excelentes vinhos locais. Ótima oportunidade de saborear um presunto ibérico e o queijo Torta del Casar, típico da região.
Bate-volta
O melhor período para visitar a Extremadura é nos meses com clima mais ameno. Em julho e agosto o sol é inclemente e as temperaturas chegam acima dos 30º.
De Cáceres é possível fazer bate-volta para outras belas cidades da Extremadura, como Plasencia, Trujillo, Guadalupe e Mérida. Para quem gosta de observar pássaros e a vida selvagem, no entorno fica o Parque Nacional de Monfragüe. A melhor época para visitá-lo é setembro, quando muitas aves migratórias passam por lá. O Vale del Jerte também merece uma visita, principalmente na primavera com a floração das cerejeiras.
Veja mais fotos de Cáceres:
*Proibida a reprodução de textos e fotos sem autorização
Leia também:
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI