Ocupando o alto de uma colina, Gordes é uma das mais famosas e pitorescas aldeias do Luberon, na Provence, e faz parte da lista dos “Mais Belos Vilarejos da França” (Les Plus Beaux Villages de France).
Logo na entrada, pela Route de Cavaillon, um mirante oferece o melhor ângulo para fotografias da cidade. O local é facilmente identificado pelos muitos carros e ônibus de turismo estacionados. A visão é fantástica: a cidade com seu tom areia, encarapitada no alto da colina e cercada por um vale verdejante.
Com cerca de dois mil habitantes, a vila é daquelas que valem a visita por si só: não há nenhuma grande atração ou monumento indispensável. Aqui, o gostoso é andar por suas ruas íngremes e estreitas, entrar nas lojinhas, apreciar a bela paisagem dos arredores, comer e beber nos vários restaurantes e bares da cidade. Suas escadas de pedras inspiraram artistas como Marc Chagal, Pol Mara, Jean Deyrolle e Victor Vasarely. Então, a ordem é bater perna!
No coração da vila fica o Castelo de Gordes, uma fortaleza do século XI reconstruída em 1525, que combina os estilos medieval e renascentista. Pode ser visitado e abriga exposições de arte temporárias. Também no centro da vila fica a Chapelle des Pénitents Blancs, construída com pedras sobrepostas.
A Église Saint Firmin, de origem românica (XIII) com seu interior colorido e pintado, e as Caves du Palais Saint Firmin, um labirinto subterrâneo usado para guardar mantimentos e onde funcionavam oficinas de artesãos, completam os locais mais emblemáticos da vila.
Para quem gosta de visitar locações de filmes, Gordes serviu de cenário para o filme “Um Bom Ano” (2006), de Ridley Scott, com Russell Crowe e Marion Coutillard. Foram feitas tomadas na praça principal e no Hotel Le Renassaince e também no Château la Canorgue, uma propriedade privada.
Nos arredores
Localizada no coração do Parque Natural Regional do Luberon, Gordes é uma excelente base para conhecer outras vilas provençais, como Roussillon, Fontaine de Vaucluse e Menérbes. Gordes está a 38km de Avignon e a 1h30 de carro de Aix-en-Provence, duas outras belas cidades da Provence.
Na cidadezinha de Coustelet, pertinho de Gordes, fica o Museu da Lavanda, que presta homenagem à flor que sustenta e é o orgulho da região há séculos.
A Abadia de Sénanque, no vale do Sénancole, fica a cerca de 4km da cidade. O monumento de arquitetura cisterciense foi fundado em 1148 e ainda é habitado por uma comunidade de monges, que cultivam belos campos de lavanda. É aí que fica uma das paisagens mais fotografadas da Provence. O auge da floração das lavandas geralmente ocorre nas duas primeiras semanas de julho.
Onde ficar e comer
Gordes oferece desde B&B até hotéis de alto padrão. Então, é só ver o que cabe no seu bolso. Um cinco estrelas é o Bastide de Gordes; o Mas des Romarins tem uma bela vista da cidade; e um dos B&B mais em conta é o Mas Val-Chênaie.
Entre os restaurantes top, o l’Orangerie tem um terraço com uma vista espetacular e oferece brunch aos domingos; e o L’Atelier Gourmand, do chef Grégory Mirer, com uma estrela Michelin, fica no hotel Les Bories & Spa.
Veja mais fotos de Gordes:
Leia também:
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI