As casas pintadas em variados tons de ocre, do alaranjado ao mais avermelhado, em contraste com o azul profundo do céu dão um charme especial a Roussillon, que está entre os vilarejos mais belos da França.
Localizado na Provence, no sul do país, faz parte do Parque Natural do Luberon, classificado como reserva da biosfera pela Unesco. Seus vilarejos se propõem a preservar a vocação rural e seu patrimônio cultural e Roussillon não foge à regra.
A vila abriga o maior depósito de ocre do mundo, que é explorado desde a época romana e foi a principal fonte de trabalho do povoado até meados do século XX. É esse pigmento natural composto por argilas, areia e óxido de ferro que colore as fachadas das casas, que datam principalmente dos séculos XVII e XVIII.
Em poucas horas é possível conhecer todo vilarejo. Por suas ruas estreitas se espalham muitas lojas de produtos regionais e galerias de arte. Ao redor das pequenas praças, a disputa é por uma das mesas dos vários restaurantes.
Trilha do Ocre
Um passeio muito interessante é a Trilha do Ocre (Sentier des Ocres). É um caminho por entre colinas com diversos tons de ocre, esculpidas pela água, vento e mão do homem, que se misturam com o verde da vegetação. Há dois percursos – um curto, de 30 minutos, e o longo, de 1h. Nos arredores fica o Ókhra, Écomuseé de l’Ocre, antigamente chamado Conservatório dos Ocres e da Cor de Roussillon. Os prédios da antiga fábrica de Mathieu foram restaurados e o visitante pode reviver as diferentes etapas do tratamento da matéria-prima.
Roussillon está a 25 minutos de carro da Abadia de Notre-Dame de Sénanque, com seus campos de lavanda. Fica a 9km de Gordes, outro vilarejo famoso da Provence. Avignon está a 50km e Aix-em-Provence a 53km.
Veja mais fotos de Roussillon:
Leia também:
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI