Apontadas entre os melhores pontos para banho dos arredores de Manaus, a maioria das praias de Paricatuba, em Iranduba, estão no seco. A vila fica no fim do ramal cuja entrada é no KM-21, da rodovia AM-070 (Manaus-Manacapuru). A água está além da areia, chegando àquela parte de lodo que afasta banhistas. Até a praia do Lago, persistente na enchente, está abandonada.
A exceção é a praia central, na frente da vila, que está em condições para banho e é excelente para caminhada. Oferece, como uma espécie de “bônus”, um vento persistente e o visual esfuziante das praias da margem esquerda do rio Negro. O Tupé, no auge, é logo em frente. Há até alguns praticantes de Stand Up Paddle (SUP) que fazem a travessia.
Em outro atrativo de Paricatuba, a praia da Bica, ao lado da praia do Inglês, a água também deixou para trás a faixa de areia. Os frequentadores não vão ao local neste período.
Na praia do Lago, a seca é cruel. Depois da faixa de areia crescem algumas árvores de igapó e depois vêm barro e lodo. É possível ir à pé até a praia Central.
Veja, no vídeo, um passeio da praia Central, onde se vê um iate, até o lodo em frente à praia do Lago:
Números do rio Negro
O rio Negro parou de secar no dia 15/10, quando o nível estava em 16m97 e terminou a vazante. No dia 31/08, quando a régua do Roadway marcava 25m85, a praia do Lago ainda recebia visitantes. O rio secou, em 44 dias, 8m88, mudando totalmente o cenário.
Ano passado, quando o rio começou a encher em 24/10, atingiu 25m83 – quando a praia do lago vira opção única – somente no dia 15/04. O cálculo de moradores é que as demais praias voltem a ficar boas para banho no final de dezembro. Mas tudo depende do ritmo da enchente.
Leia também:
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI