O Parque Rio Negro é o mais novo cartão postal de Manaus. Localizado na orla do bairro São Raimundo, zona Oeste, o complexo de lazer e cultura é um belo mirante para a Ponte Rio Negro e para a beleza desse rio que banha a capital do Amazonas.
Inaugurado no dia 30 de abril de 2015, o Parque é dotado de 36.590 m² de área urbanizada com pistas de caminhada, seis quiosques, quatro praças, uma academia ao ar livre com 16 equipamentos de ginástica para uso gratuito, playground com piso emborrachado, banheiros masculino e feminino, vagas de estacionamento, iluminação ornamental, pistas para caminhada e jardins.
Tem quatro mirantes, que se debruçam sobre as águas do rio Negro oferecendo uma pequena panorâmica da orla da cidade e uma bela vista da Ponte Rio Negro, que liga Manaus ao município de Iranduba.
O prédio que chama a atenção na paisagem é o da Fábrica Miranda Corrêa, fundado em 1912, uma imponente e bela construção que lembra um castelo da Renânia (região do oeste da Alemanha). Nessa torre foi instalado o primeiro elevador do Amazonas. A família Miranda Corrêa chegou a produzir a cerveja amazonense XPTO, mas depois vendeu a empresa, que desde 2010 pertence a cervejaria Heineken, uma das maiores cervejarias do mundo e que possui mais de dez marcas de cervejas. A Bavaria e a Kaiser são produzidas na Fábrica Miranda Corrêa.
O complexo de lazer e cultura integra o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim III), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para requalificação ambiental e urbanística da cidade. É um espaço público, de acesso gratuito, que oferece uma programação cultural diversificada nos fins de semana, com shows musicais e teatro.
O espaço funciona todos os dias, das 6h até às 22h.
Endereço: Rua Cinco de Setembro, bairro São Raimundo, ao lado da Ponte Senador Fábio Lucena, que liga o bairro de São Raimundo ao de Aparecida.
Como chegar ao Parque Rio Negro
Quem vem do bairro de Aparecida em direção a São Raimundo deve atravessar a ponte Senador Fábio Lucena e seguir em frente até a rua São Vicente onde deverá dobrar à esquerda, seguir pela rua Virgílio Ramos até chegar na rua Cinco de Setembro para acessar o Parque.
Condutores que trafegam nos bairros de São Raimundo e Glória podem chegar ao parque por meio das ruas São Vicente e Virgílio Ramos.
Para sair do Parque, o condutor sai na rua Cinco de Setembro, acessa a rua Boa Vista. Em seguida acessa a rua Virgílio Ramos, onde terá a opção de seguir, à direita, para o Centro, através da ponte Senador Fábio Lucena ou, à esquerda, para os bairros de São Raimundo ou Glória.
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI
Marcos Santos, esse parque dá de dez na Ponta Negra, lá tem, ciclovia, parquinho infantil, academia ao ar livre, uma boa iluminação, todas essas coisas não tem na Ponta Negra, tb não tem vendedores ambulantes; é o melhor de Manaus, um detalhe, não moro em São Raimundo não.
Gostaria de saber o nome do arquiteto que executou esse projeto
RESPOSTA
Não temos essa informação.
muito bom seu artigo
Deve ser uma beleza vê o pôr do sol desse PARQUE, nunca estive aí, mas terei oportunidade de conhecer este PARQUE.
Adorei o site, meus parabens!
parabens pelo artigo, me ajudou muito
Gostaria de saber se posso divulgar no meu canal turismoemcasa as fotos do parque rio negro, creditando o nome do fotógrafo?
RESPOSTA
Essas fotos foram tiradas há alguns anos, mas pode usar sim, dando os créditos