Está no Centro de Manaus e quer ver um espaço com árvores frondosas de diversas espécies amazônicas e de copas elevadas, lagoas, chafarizes e bancos para sentar e descansar? Vá à Praça Heliodoro Balbi, mais conhecida como Praça da Polícia. Muito arborizada, a Praça da Polícia é um dos locais mais encantadores da cidade. Um alento que faz esquecer o entorno cheio de carros e pedestres apressados e ajuda a amenizar o calor úmido, típico de Manaus.
Dois coretos, um deles com mais de 100 anos onde periodicamente são realizados eventos culturais, esculturas de ferro, lagos artificiais e chafarizes completam o cenário da praça. O coreto, aliás, merece uma referência especial. Ele é todo de ferro e cheio de detalhes de vitrais e esculturas de rostos humanos.
A Praça da Polícia é frequentada por turistas e por moradores de Manaus. Estudantes de uma escola pública, o Colégio Estadual D. Pedro II, igualmente centenário, localizado em frente, costumam passar o tempo nos bancos. Idosos que querem apenas observar o ambiente também têm o hábito de frequentar o local. Casais de namorados, como em toda praça, marcam encontro e muita gente vai apenas para tirar fotografias.
A praça tem disponíveis alguns serviços: lanchonete, banca de revista e uma banca com vendas de lanches regionais.
Andar pelos caminhos que serpenteiam internamente a praça permite contemplar um pouco do verde da cidade de Manaus. E é quase terapêutico. Tem o trecho cimentado e o trecho de terra. Pequenas pontes em arco acima dos lagos nos permitem atravessar de um canto a outro.
Veja mais fotos da Praça Heliodoro Balbi:
O nome Praça da Polícia é uma referência ao antigo prédio do quartel da Polícia Militar. Este prédio, anos atrás, foi reformado e transformado em um espaço cultural de exposições e museus, chamado Palacete Provincial.
Assim como outros espaços públicos do Centro Histórico de Manaus, a Praça da Polícia é herança da época exuberante vivida pela capital da Manaus, no período da exploração da borracha. A praça também tem um histórico associado à literatura. Durante muitos anos, ela foi frequentada por escritores amazonenses que fundaram o mais importante movimento literário da cidade, o Clube da Madrugada.
Praça Heliodoro Balbi:
Endereço: entre as ruas Sete de Setembro, Floriano Peixoto e José Paranaguá, Centro de Manaus.
Horário de funcionamento: permanente
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI
É possível alugar esse espaço para realizar um evento particular?
RESPOSTA
Não sei informar. Melhor entrar em contato com a Prefeitura de Manaus.