O Caminhos de Pedra é uma rota turística rural com 12km de percurso que fica a cerca de 20 minutos de Bento Gonçalves. É uma rota original da época da imigração italiana, que resgata o patrimônio cultural dos imigrantes italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul em 1875.
Ao longo do caminho, o visitante encontra prédios históricos, restaurantes variados e outras atrações. Dificilmente você vai conseguir parar em todas as atrações em apenas um dia – são mais de 20 locais a serem visitados, por isso é melhor se programar.
Tem agências de turismo que oferecem o passeio em duas opções; de meio dia ou dia inteiro. Mas para fazer um roteiro com liberdade para escolher os lugares, é melhor ir de carro próprio. A história de cada lugar é contada pelas famílias que recebem os turistas nos locais.
Pensando nos pequeninos, a Casa da Ovelha é um sítio que as crianças adoram. Elas podem acompanhar a amamentação de filhotes de ovelha, treinamento de falcões, tosquia e outras atividades. Há uma programação com os horários de cada atividade.
As crianças também vão se divertir no Caminho da Aventura, que oferece rapel e arvorismo, e no Parque Casa da Árvore, com trilhas e labirintos e, claro, casas nas árvores.
Outra atração do caminho é a Casa do Tomate, que conta a história do Caminhos de Pedra e dos costumes dos imigrantes que se fixaram na região. Também vende vários produtos feitos à base de tomate como molhos, sucos, geleias. No local fica o restaurante Del Pomodoro, que oferece sequência de pratos da gastronomia local, como massas, polenta e costelinha de porco.
A Casa da Erva Mate funciona em um moinho construído em 1884 e nela é possível aprender sobre o processo de produção artesanal da erva, ingrediente do chimarrão, a bebida típica dos gaúchos.
Também parada quase obrigatória da rota é a Casa da Tecelagem e o Porão de Pedra, que mostra a produção artesanal de tecidos da forma como era feita pelos imigrantes. Na Casa das Massas e Artesanato é possível comprar massas caseiras. A construção de 1910 foi desmontada e reconstruída, reabrindo em 2005. No primeiro andar expõe ferramentas de artesão locais.
Vinícolas e restaurantes
É claro que não podia faltar vinícolas no percurso. A Cantina Strapazzon foi cenário de algumas cenas do filme O Quatrilho. Há ainda a Salvatti & Sirena e a Casa Fontanari.
Iguaria feita com diversas frutas, as cucas podem ser saboreadas na Casa das Cucas Vitiaceri, que também oferece sucos artesanais e vinhos. Outros bons restaurantes para almoçar sem pressa são a Casa Ângelo, Casa Vanni Espaço Gastronômico, Locanda di Lucca, Nona Ludia, Gran Mangiar e Casa Fracalossi.
Quem quiser se hospedar na região pode ficar na Pousada Cantelli ou na Pousada Casa Barp, casas de pedra que lembram as construções da Toscana.
Como chegar
De Porto Alegre até Bento Gonçalves – onde se concentra o maior número de hotéis – são 122 km, cerca de duas horas de carro. Outro passeio que pode ser feito em uma viagem pela região da Serra Gaúcha é o Vale dos Vinhedos.
Veja mapa do percurso:
Veja mais fotos do Caminhos de Pedra:
Leia também:
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI