Se você está com viagem marcada para Florianópolis (SC), não deixe de conhecer Ribeirão da Ilha, um dos bairros mais antigos e pitoresco da cidade. Tem um clima bucólico, arquitetura açoriana e uma famosa gastronomia à base de frutos do mar, com destaque para as ostras frescas.
Fica do lado sul da ilha, a 22km do Centro e 10km (22km) do aeroporto. A distância do Centro pode ser a explicação para o bairro ter mantido suas características modestas, sem grandes lojas, com comércio limitado às necessidades básicas de seus moradores. E esse é o charme do local.
A arquitetura açoriana, herança da colonização portuguesa, predomina no casario antigo. Foi por Ribeirão da Ilha que os primeiros portugueses chegaram até Santa Catarina, em 1506. Mas foi entre 1748 e 1756 que ocorreu a efetiva colonização da Ilha de Santa Catarina com o desembarque de cerca de seis mil açorianos e madeirenses. As primeiras 60 famílias desembarcaram na região, que foi oficializada como distrito em julho de 1809. A vila histórica foi a primeira comunidade habitada de Florianópolis junto a Santo Antônio de Lisboa, outro bairro da ilha.
Na orla do centrinho e ao redor da praça da igreja, a arquitetura dos séculos XVIII e XIX é bem preservada, proporcionando uma agradável caminhada.
A Igreja Nossa Senhora da Lapa, na praça do bairro, é um dos pontos turísticos. O edifício foi tombado como Patrimônio Histórico de Santa Catarina.
Em relação às praias, a costa de Ribeirão da Ilha conta com praias bem pequenas e tranquilas.
Gastronomia
Embora a arquitetura açoriana seja um charme, o que tem atraído hordas de visitantes para o bairro é a sua famosa gastronomia. O destaque são os frutos do mar, retirados das fazendas marinhas de cultivo de ostras e mariscos. A região é uma das maiores produtoras de ostras do país.
O que não falta são bons restaurantes no bairro. Há vários à beira-mar, na via principal. O mais famoso é o Ostradamus, que oferece um ambiente mais requintado, excelentes pratos e ostras produzidas na própria fazenda. Os pratos são, geralmente, para três/quatro pessoas, mas é possível pedir meia porção.
Outros bons restaurantes da região são o Rancho Açoriano, que segue a mesma linha do Ostradamus; o Muqueca da Ilha, um ambiente mais despojado com mesas pé-na-areia; e o Porto do Contrato, situado no antigo porto da região.
Para experimentar doces portugueses, a melhor pedida é o Tens Tempo, que oferece um ambiente charmoso na via principal.
Falando em praias, a costa de Ribeirão da Ilha conta 3 praias bem pequenas, mas super tranquilas. Os moradores e visitantes têm o hábito de contemplar o cenário e o pôr do sol no entardecer.
Onde ficar
Há poucas opções de hospedagem no bairro. A melhor delas é a Ecomar, com vista do mar e perto de restaurantes. Mais distante, tem a Pousada do Museu.
Veja mais fotos de Ribeirão da Ilha:
Leia também:
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI