Marqués de Riscal é uma das grandes vinícolas da Rioja Alavesa, na Espanha, e, com certeza, uma das mais interessantes para uma visita. Exportando mais de 65% de sua produção, os vinhos da Marqués de Riscal estão presentes em mais de 110 países.
Localizada em Elciego, a Ciudad del Vino de Marqués de Riscal conta com um hotel icônico projetado pelo famoso arquiteto canadense Frank O. Gehry.
Fica aberta todos os dias, das 10h às 19h, e as visitas guiada são em espanhol, inglês, francês, italiano e alemão.
História
Fundada em 1858 por D. Guillermo Hurtado de Amézaga, a vinícola engarrafou seus primeiros vinhos em 1862 e em apenas cinco anos começou a receber os primeiros prêmios. É o vinho engarrafado mais antigo da Rioja.
Marqués de Riscal foi o primeiro vinho não francês que conseguiu o Diploma de Honra da Exposição de Bordeaux, em 1895.
A malha dourada, um diferencial dos seus vinhos, começou a ser usada nas primeiras décadas do século XX, como garantia de qualidade para afastar falsificadores.
Com a chegada do século XXI, a Marqués de Riscal lançou o Projeto 2000, que representa uma nova fase da empresa com a construção da bodega San Vicente e o início das visitas turísticas.
Em 2006, foi inaugurada a Ciudad del Vino, em Elciego, que conta com um hotel projetado por Frank O. Gehry, que fez entre outras maravilhas o Museo Guggenheim Bilbao.
Visita
A visita guiada à Ciudad del Vino de Marqués de Riscal oferece a experiência de conhecer a história da bodega desde a sua fundação até os dias atuais.
Começa pelo coração do complexo, a Plaza del Reloj. Dali se vê a Bodega Original, construída em 1890, que tem em seu interior a Botellería dos vinhos antigos, um dos tesouros da vinícola.
Depois vem a primeira ampliação da bodega, um edifício em estilo bodelés, de 1883, conhecido como El Palomar, onde hoje se elaboram os vinhos premium. Em seguida, é hora de admirar a arquitetura moderna e ousada do Marqués de Riscal, a Luxury Collection Hotel. Nele também funciona um Spa de vinoterapia de Caudalie. O restaurante do hotel está sob o comando do chef riojano Francis Paniego.
Para finalizar a visita, há a degustação de vinhos acompanhados de petiscos. Na entrada, no centro de visita da bodega, se encontra a loja para compra de souvenirs e vinhos.
Hotel
O Hotel Marqués de Riscal, a Luxury Collection Hotel, faz parte da cadeia internacional Marriot. Sua proposta é conjugar a tradição da vitivinícola com o vanguardismo, luxo e tecnologia do século XXI.
Inaugurado em 10 de outubro de 2006, destaca-se pela composição singular de formas e silhueta, em meio aos vinhedos: o titânio e o aço das chapas superiores e a assimetria dos ladrilhos de pisos e paredes.
Tem 61 luxuosos quartos, dos quais 10 são suites, distribuídos por dois edifícios. Todos são diferentes e únicos, tanto pelas suas formas como pelas suas vistas.
O restaurante do hotel, com uma estrela Michelin, está sob o comando do chef riojano Francis Paniego. O hotel também inclui o Restaurante 1860 Tradición e o bar do hotel, Vinoteca&Bistro. O Asador Torrea completa a proposta com sua churrasqueira externa.
No hotel também funciona o Spa Vinothérapie® Caudalie Marqués de Riscal, que oferece um mundo de tratamentos e sensações, relaxantes e revigorantes.
Serviço:
End: C/Torrea 1, 01340 Elciego, Álava
+34 945 60 60 00
marquesderiscal@marquesderiscal.com
@marquesderiscal
Para visitas:
+34 945 180 888
reservations.marquesderiscal@marriott.com
Veja mais fotos da Ciudad del Vino de Marqués de Riscal:
Leia também:
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI