Capital dos Estados Unidos e sede do governo federal, Washington, DC surpreende pela imponência e ar cosmopolita. Situada no estado da Virgínia, na Costa Leste, a 360 quilômetros de Nova York, a cidade tem avenidas largas, prédios públicos monumentais e excelentes museus, a maioria gratuitos. O certo é que não faltam atrações para visitar em uma viagem à cidade.
Para se locomover na cidade, o melhor é usar o sistema público de transporte, que tem um excelente serviço de metrô. Você pode começar o passeio pelo Capitólio dos EUA, um dos símbolos da democracia mais conhecidos do mundo. Esse prédio neoclássico é o centro legislativo do país há mais de 200 anos e ocupa a área central da cidade. Sua pedra fundamental foi colocada por George Washington, em 1793. A cúpula, feita de aço fundido, é uma das maiores do mundo.
Quase em frente ao Capitólio está outro prédio conhecidíssimo: a Suprema Corte dos EUA, que abriga a mais alta corte do Poder Judiciário do país. Também em estilo neoclássico, foi inaugurado em 1935.
Entre o Capitólio e o Washington Monument está o Mall, uma alameda de 1,6km que é o coração cultural da cidade. De um lado e de outro estão excelentes museus que compõem o Smithsonian Institution, como a National Gallery of Art, o National Air and Space Museum e o National Museum of Natural History, que atraem milhões de visitantes todos os anos.
Percorrendo o Mall até o final, você se depara com outro símbolo da capital federal, o Washington Monument, um tributo ao primeiro presidente dos EUA. Visível de quase todos os pontos da cidade, o Whashington Monument tem 170m de altura e foi construído com mais de 36 mil pedaços de mármore e granito. A obra começou em 1848, parou em 1858 por falta de verba, e foi retomada em 1876.
Um pouco mais adiante, no Constitution Gardens, fica o Vietnam Veterans Memorial, de grande simbolismo. Inaugurado em 1982, o memorial consiste em duas paredes com os nomes dos americanos que morreram na Guerra do Vietnã, em ordem cronológica. Várias lembranças são deixadas por veteranos e familiares no local. Bem próximo ao memorial foram colocadas, em 1984, estátuas de três soldados.
Depois de atravessar o Constitution Gardens é hora de visitar outro grande monumento de Washington, o Lincoln Memorial, um templo neoclássico que abriga a imponente figura sentada do presidente Abraham Lincoln. Na parede, frase do famoso Discurso de Gettysburg, proferido por Lincoln em 1863. Também foi aqui que Martin Luther King Jr. pronunciou em 1963 seu célebre discurso “I have a dream”, em apoio aos Direitos Civis, para um público de mais de 200 mil pessoas.
Caminhando mais um pouco você se depara com o Franklin D. Roosevelt Memorial, também construído em homenagem a um dos presidentes dos EUA. Foi inaugurado em 1997 e é composto por quatro espaços de granito ao ar livre, um para cada mandato do presidente. Mais adiante fica o Jefferson Memorial, também em estilo neoclássico, construído em homenagem ao terceiro presidente dos Estados Unidos, Thomas Jefferson. O memorial fica às margens da Tidal Basin, uma enseada construída em 1880 para conter as águas do rio Potomac, com um percurso de quatro quilômetros ao redor do lago. É também na Tidal Basin que ocorre o Festival de Floração das Cerejeiras (Cherry Blossoms), geralmente entre o final de março e início de abril, oferecendo um belo espetáculo visual.
Também nessa área central da cidade, fica outro endereço famoso de Washington, a Casa Branca, residência oficial do presidente. Desde o episódio de 11 de Setembro de 2001, o acesso ficou muito restrito, principalmente para estrangeiros. Os turistas têm que se contentar em fazer fotos somente da área externa do prédio.
Washington, a sede governamental da maior nação do mundo, mostra que tem muito a oferecer aos seus visitantes, que tem a oportunidade de fazer um mergulho na história e cultura do povo americano.
Como chegar
Washington fica a 360km de Nova York. Há trens que ligam as duas cidades, em uma viagem de pouco mais de 3h de duração. Em Nova York, os trens partem da estação Penn Station, o principal terminal da cidade para trens interestaduais, e chegam na Union Station, em Washington. Têm saídas de hora em hora.
Outra opção é contratar uma excursão em Nova York para Washington.
Há voos diretos de Miami e Nova York para Washington.
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI