Considerada uma das vilas medievais mais bonitas da França, Eguisheim entrou no roteiro pela Alsácia no último momento, quando deixamos Colmar a caminho da Borgonha. Mas ninguém se arrependeu de curtir um pouquinho mais as belezas das villes fleuris. Também foi uma parada estratégica para um café da manhã com um bom chocolate quente e o o kougelhopt, o conhecido bolo a base de amêndoas da região.
Eguisheim é uma das mais vilas mais antigas da Alsácia, datando de 720 d.C, com a fundação do castelo de Eguisheim pelo duque Eberhard. Tem menos de 2 mil habitantes. Sua arquitetura é típica da região. Têm casas em enxaimel pintadas com cores vivas, ruas estreitas de paralelepípedos e flores, muitas flores.
A beleza da cidade já garantiu algumas premiações, como a de vila preferida dos franceses em 2013. Também obteve a pontuação máxima do prêmio Ville Fleuri, que classifica as cidades mais floridas da França em um ranking que vai de 1 a 4 flores, e integra a Associação das mais belas cidades da França.
Na área central da vila fica a Place do Chateau Saint Léon, rodeada pelo castelo feudal e a igreja e onde fica a fonte com a estátua de Bruno Eguisheim, o filho ilustre da cidade, que nasceu em 1002 e se tornou o Papa Leão IX, hoje canonizado.
Vinhos
Eguisheim é apontada como o provável berço da viticultura na Alsácia e hoje tem mais de 800 acres de vinhedos. Por isso, uma boa pedida na visita à cidade é saborear um bom vinho nas caves de venda e degustação da Grand’Rue.
Outra vantagem da vila é que fica a menos de 10km de Colmar, a mais famosa cidade da Rota dos Vinhos da Alsácia e local estratégico para se hospedar.
Leia também:
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI