
Obernai fica cerca de 30 minutos de carro de Estrasburgo, no Norte da Alsácia. Fotos: Tereza Cidade/Marcos Santos
No coração da Alsácia e a 25km de Estrasburgo, Obernai reúne todos os atrativos das vilas da Route des Vins (Rota dos Vinhos): casas à colombage, abundância de flores e charmosas ruelas. Fica aos pés do Mont Saint-Odile e das montanhas dos Vosges e é cercada por um grande cinturão de produção de verduras.
A cidade é pequena, tem aproximadamente 11 mil habitantes, sendo possível conhecê-la a pé em poucas horas. Outra opção é visitá-la no trem turístico, um passeio que você contrata no Centro Turístico e que faz um circuito pela vila.
A Place du Marché é parada obrigatória. Tem uma fonte renascentista com a imagem de Sainte Odile, o Hotel de Ville, construído no século XVI, e o Kapellturm, um campanário de 60m de altura. É cercada por belas casas com madeirame à vista e sacadas floridas.
Obernai goza de uma grande reputação gastronômica e é conhecida por suas manifestações esportivas e culturais ao longo do ano. Durante as festas, os moradores usam os trajes alsacianos. Na cidade há uma boa oferta de restaurantes, com destaque para o Bistrô des Saveurs (o restaurante agora se chama Thierry Schwartz – Le Restaurant), que sob o comando do chef Thierry Schwartz aposta na culinária alsaciana, valorizando produtos da terra e a produção artesanal de pães e massas. Uma excelente experiência gastronômica dos sabores da Alsácia.

A neogótica Église de St-Pierre e St-Paul ao fundo, inaugurada em 1872, e o poço de 1576, construído por artistas de Estrasburgo

Halle au Blé, antigo açougue público construído em 1554 no estilo Renascença, com elementos góticos.
Sainte Odile
Na cidade de Obernai teria nascido Sainte Odile, padroeira da Alsácia. Odile nasceu cega e foi rejeitada pelo pai, Etichon (ou Adalric), duque da Alsácia, sendo levada para um monastério da Borgonha. Lá, ela recupera a visão no dia do seu batismo. Seu irmão Hugues a traz de volta para casa, mas quando o pai volta a casar, ela foge. Miraculosamente, um rochedo se abre diante dela. O pai acaba por construir no alto de uma montanha o convento de Hohenbourg, onde Odile foi a primeira abadessa. Hoje, o local virou ponto de peregrinação e é conhecido como Couvent du Mont Saint-Odile (Convento do Monte Santa Odila).Lá, há a tumba de Sainte Odile, as Capelas das Lágrimas e dos Anjos e um terraço panorâmico com uma bela vista da região.
Veja mais fotos da cidade:
Como chegar:
De carro
De Paris, pela autoestrada A4 , em seguida D 1404 – D 1004 – D 500 e D 426
De Estrasburgo, pela autoestrada A35 ou A352, em seguida pela D 500
De trem
Obernai dispõe de uma estação a 0.5km do centro da vila, aproximadamente 7 minutos a pé. O Train Express Régional TER faz a linha Estrasburgo, Molsheim, Selestat. Horários e tarifas podem ser consultados no site www.ter-sncf.com/alsace.
Há um TGV (Trem de Alta Velocidade) ligando Paris a Estrasburgo.
De ônibus
Obernai é servida por duas linhas de ônibus da RESEAU67 :
Ligne n° 257 : Champ du Feu – Mt Ste Odile – Obernai – Strasbourg.
Ligne n° 262 : Ottrott – Erstein via Obernai.
Mais informações sobre os horários e tarifas no site: www.bas-rhin.fr
Leia também:
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI