A cidade medieval de Rocamadour tem uma localização surpreendente e é um famoso centro de peregrinação da França. Fica na Occitânia, no sudoeste do país, cercada pelo Parque Natural Regional do Causses de Quercy e no Vale da Dordonha.
O local virou centro de peregrinação quando em 1166 foi descoberto um antigo túmulo e sepulcro com um corpo ainda conservado que seria de Saint Amadour, eremita do início do cristianismo. A partir dessa descoberta ocorreu uma série de milagres, anunciados pelo sino sobre a Virgem Negra e o Menino, na Chapelle de Notre-Dame.
Conta a lenda que Saint Amadour seria Zacheus, marido de Santa Verônica, que teria enxugado o rosto de Cristo no caminho para o Calvário. O casal teria deixado a Palestina por perseguição e, guiados por um anjo, desembarcado na costa da Aquitânia. Depois de viajar para Roma, onde teria testemunhado o martírio de São Pedro e de São Paulo, Saint Amadour regressou à França e, com a morte de sua esposa, teria se tornado um eremita.
Rocamadour sempre despertou admiração. Na Idade Média, peregrinos viajavam por toda a Europa para vir orar no local, que recebeu inclusive a visita de reis e imperadores. O vilarejo faz parte da rota francesa do Caminho de Santiago de Compostela.
A cidade tem um visual espetacular, agarrando-se em um rochedo de mais de 120 metros de altura, sobre um canyon por onde passa o rio Alzou. Em um desvio da estrada, o vilarejo surge de repente. As casas e as igrejas parecem brotar da rocha de calcário. A entrada é pelo portão do Figuier (da Figueira) e há uma única rua, a Couronnerie, com muitas lojinhas.
Uma escadaria monumental – são 233 degraus! – leva até o coração de Rocamadour: um átrio onde se aglomeram oito igrejas e capelas. Não deixe de visitar a Chapelle de Notre-Dame, onde fica a Virgem Negra, uma pequena imagem em madeira preta. A Igreja de Saint-Sauveur e a cripta Saint-Amadour estão listados como Patrimônio Mundial pela Unesco por sua importância na peregrinação de Santiago de Compostela.
Depois visite o castelo, que serve como um belo mirante para o Parque Natural Regional de Causses de Quercy. Quem não quiser enfrentar a escadaria, há a opção de subir em um funicular.
Rocamadour fica a 30 km de Sarlat-la-Canéda, a melhor base para conhecer a região da Dordonha, a 190 km de Toulouse e a 530 km de Paris.
Veja mais fotos de Rocamadour:
Leia também:
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI
Rocamadour situa se na Occitania e não na aqitania.
RESPOSTA
Obrigada, corrigido.
Une place vraiment desirable á visiter.