Andar de carro pela Toscana, na Itália, é ir descobrindo pequenos vilarejos medievais perdidos no tempo, um mais encantador do que o outro. Por isso, não se prenda a horários e nem a cidades e se deixe levar pelas estradas, parando em pequenas vilas que você nunca tinha ouvido falar, para descobrir os encantos que cada uma delas esconde.
Próximo a Siena, em plena região produtora do Chianti, vinho famoso da Itália, está Monteriggioni, uma daquelas joias medievais típicas da Toscana.
A cidade foi construída entre 1213-1219, no alto de uma colina, e tornou-se um posto militar poucos anos depois, com o propósito de proteger Siena dos ataques florentinos. Possui 14 torres contruídas com blocos de pedra, duas portas de entrada e sua estrutura impressionou tanto Dante Alighieri que foi imortalizada na sua obra “Divina Comédia”, em Inferno, como alegoria ao abismo mais profundo do mundo: “sobre o muro arredondado, Monteriggioni é coroada por torres, então na margem infernal que o fosso circunda, guerreavam os terríveis gigantes, apenas com a metade de seu corpo encouraçado“.
Nos tempos modernos, Monteriggioni é uma das cidades escolhidas para ambientar o famoso jogo “Assassin’s Creed”, centrado em batalhas travadas entre assassinos e templários.
Ainda hoje a cidade se mantém praticamente com a mesma estrutura da época em que foi construída. De tão pequena pode ser toda percorrida a pé em pouco mais de dez minutos.
Monteriggioni tem duas portas de entrada, a ‘Romea’ que fica na direção da cidade de Siena e a “Fiorentina”, também conhecida como “Porta di San Giovanni”, que fica na direção de Florença. As duas levam à Piazza Roma, onde fica a Igreja de Santa Maria Assunta, construída entre 1213 e 1235 em estilo romano e gótico.
Na cidade é possível fazer uma passeio pelas muralhas, que oferece uma bela vista das cercanias.
Em Monteriggione há dois restaurantes muito procurados: Il Pozzo, o mais famoso, e o Il Picollo Castello da Remo. Aproveite para experimentar as carnes e o pici, um tipo de spaghetti mais grosso típico da província de Siena. Você escolhe o molho, sendo os mais tradicionais o sugo di pomodoro (molho de tomates), sugo di “nana” (com carne de marreco), ou o ragù di chinghiale (carne de javali).
No mês de julho, em pleno verão, a cidade promove festas que revivem o período medieval, com os moradores vestidos com roupas da época.
Para mais informações consulte os sites http://www.monteriggionimedievale.it/ ou http://www.monteriggioniturismo.it/
Como chegar
De carro: Fica a 21km de Siena, a 63km de Florença e 249km de Roma.
De trem: a estação de trem mais próxima é a Castellina Scalo – Monteriggioni, mas o vilarejo medieval fica a 3 km de distância. Você pode pegar um ônibus da Train que leva até lá.
De ônibus: As principais empresas de ônibus que passam por Monteriggioni são a TRAIN e a SITA.
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI