A região do Val D’Orcia é imperdível por reunir tudo o que você associa à Toscana. As estradinhas cruzam campos verdejantes e floridos, pontilhados por casas de pedras cercadas por ciprestes. Fica no meio do caminho entre Roma e Siena. Vários vilarejos se espalham pela região, mas Pienza, Montepulciano e a pequena Monticchiello merecem uma visita.
Além da riqueza arquitetônica, essas três charmosas vilas não têm as ordas de turistas que invadem as ruas de Florença, outra bela cidade Toscana. Então, são lugares onde é possível caminhar com tranquilidade, visitar sem pressa seus monumentos e sentar em agradáveis cafés para admirar os belos campos que cercam as cidades.
Pienza
Pienza, que se chamava Corsignano até 1459, quase se transformou em uma cidade modelo do Renascimento do século 15. A ideia foi do papa Pio II, que nasceu no vilarejo, mas ele morreu quando o projeto começava a sair do papel.
A cidade ganhou um imenso patrimônio artístico que inclui monumentos como a igreja medieval de San Francesco, a catedral Dell’Assunta e o Palazzo Piccolomini. É um vilarejo encantador, com ruas floridas e de nomes curiosos como Via Dell Amore e uma vista magnífica dos campos da região.
Pienza é considerada patrimônio da Unesco e é famosa por produzir um queijo com leite de ovelhas apreciado no mundo todo: o pecorino. Ele pode ser encontrado nas várias lojas espalhadas pela cidade e seu sabor intenso faz uma ótima combinação com os presuntos e vinhos da região.
Monticchiello
Pertinho de Pienza está a pequena Monticchiello, vila toda de pedra que pode ser conhecida em 20 minutos de caminhada. A arquitetura medieval e a visão panorâmica dos campos toscanos são seus pontos fortes.
Uma boa dica de restaurante é a Taverna di Moranda, um pequeno bistrô que oferece as iguarias típicas da região, como a costeleta de cordeiro (carré d’agnello) ou a ‘pici’, massa feita à mão. Atrai visitantes do mundo todo. O ideal é reservar antes. (OBS: Infelizmente, o restaurante Taverna di Moranda não está mais funcionando).
Montepulciano
Tudo que você imagina sobre a Toscana você encontra em Montepulciano. A pequena cidade fica no alto de uma montanha e tem pouco mais do que uma única rua, a Corso. A via íngreme leva a igrejas e castelos, quase todos do século 16.
Entre pela Porta al Prato e suba até o Palazzo Bucelli, depois passe pela igreja de Sant’Agostino e pelo Museo Civico, que abriga um acervo de pinturas e esculturas medievais. Continue a caminhada até a Piazza Del Duomo, onde fica o Duomo.
Pegue a via de San Biaggio e visite a igreja renascentista do mesmo nome, do século 16, que ilustra vários cartões postais da Toscana.
Aproveite e conheça os famosos vinhos da comuna nas diversas adegas espalhadas pela cidade: o Vino Nobile di Montepulciano, um DOCG da Itália; ou o Rosso di Montepulciano, um DOC, mais leve. O Vin Santo é outra especialidade da região e acompanha bem sobremesas.
Serviço:
Onde ficar:
Fica na cidade de Pienza, a poucos passos das principais atrações da cidade.
Il Macchione
É uma casa de pedra do século XVIII, típica da Toscana, situada em uma fazenda com 50 hectares privativos. A propriedade fica a 1,5 km de Pienza.
O Castello di Spedaletto fica nos arredores de Pienza e a 20 minutos de carro de Montepulciano. O azeite de oliva, vinho, massas e legumes são produzidos na propriedade.
Onde comer:
Via di Mezzo, 17 – Monticchiello – Pienza
Tel. 39.0578.755.145
Email: info@tavernadimoranda.it
Faça reservas.
Leia também:
A pequena Montalcino e seus famosos brunellos
Monteriggioni, fortaleza militar com torres e muralhas
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI
Adorei seu post. Lindas fotos e excelentes dicas. Com certeza vou aproveitar bem tudo o que eu li. Obrigada.
O que você achou de Montalcino? Gostou?
RESPOSTA
Olá Cristiane. Que bom que você gostou do blog. Montalcino é linda e deve ser incluída em sua visita, assim como Siena e Florença, se puder. Em breve devo publicar um post sobre essas cidades. Boa viagem!