Siena é considerada a mais perfeita cidade medieval da Itália, com seu labirinto de ruas estreitas, seu casario sombrio e seus belos monumentos. Distante 70km de Florença, é uma das principais cidades da Toscana e pode servir de base para conhecer a parte sul da região.
Segundo a mitologia romana, Siena foi fundada por Sénio, filho de Remo, irmão gêmeo de Rômulo, o fundador de Roma. A partir do século XII, tornou-se um importante polo econômico, cultural e político. No seu apogeu, Siena enfrentou muitas disputas internas entre os nobres e lutas externas com a vizinha Florença, com quem tinha grande rivalidade. Em 1348 a Peste Negra devastou a cidade, que não conseguiu mais retomar sua influência.
A principal área da cidade é a Piazza del Campo, considerada uma das maiores e mais bem preservadas praças medievais da Europa. Tem forma de concha e vive cheia de turistas, que se sentam no chão ou ocupam os bares e restaurantes ao redor. É palco do Pálio di Siena, a famosa corrida realizada anualmente, em 2 de julho e 16 de agosto, com 10 cavalos e cavaleiros, que representam um dos 17 bairros da cidade, chamados de contrade.
A Piazza del Campo é cercada por um conjunto de palácios, o maior deles o Palazzo Pubblico, construído em 1342, que hoje abriga a Prefeitura e o Museo Cívico. Se tiver fôlego, encare os 503 degraus da Torre del Mangia com 102 metros de altura, que oferece uma vista magnifica da praça. Outra atração da praça é a Fonte Gaia. A lenda conta que o nome da fonte foi dado por causa da celebração dos habitantes de Siena ao observarem, pela primeira vez, a água saindo do monumento. Em italiano, Gaio significa contente.
Outro monumento imperdível é Duomo de Siena, construção que se iguala as catedrais de Milão e Orvieto. Na fachada, detalhes decorativos góticos e românicos, grande parte obra do arquiteto e escultor Giovanni Pisano.
Outra bela atração da cidade é a Basilica di San Domenico. Construída em 1226, ela chama a atenção de vários pontos da cidade. Tem uma capela dedicada à Santa Catarina, padroeira da cidade, e também da Itália (com São Francisco). A entrada é gratuita e a igreja abriga obras de artistas toscanos.
Andar pelas ruas da cidade é vivenciar a mistura do antigo com o novo. As ruas estreitas são cercadas por prédios de vários estilos, dando um ar gótico à cidade, principalmente à noite. Neles, boas surpresas, como museus, restaurantes, lojas e gelaterias. Desde o século XIII, Siena é dividida em contrades.
Localizada no centro da Toscana, Siena é uma excelente base para explorar a região. O ideal é alugar um carro e percorrer as estradinhas que revelam cenários que parecem pinturas e levam a cidades charmosas, que encantam os visitantes.
Entre as cidades próximas de Siena, excelentes para bate-volta, estão Lucca, San Gimignano, Volterra e Montalcino.
A rota dos Chiantis
Siena está localizada na região produtora do Chianti, um dos vinhos mais famosos da Itália, embora não o melhor. A estrada SS222, conhecida como Via Chiantigiana e que liga Florença a Siena, é o percurso ideal para experimentar a ‘dolce vita’ italiana e conhecer mais de perto o mundo dos Chiantis.
Além de se deslumbrar com as belas paisagens, vale visitar as pequeninas cidades que compõem esse percurso como Radda, Greve e Castellina in Chianti. Com poucos habitantes, são as típicas cidades da Toscanas que parecem de contos de fadas.
Como chegar:
Siena não tem aeroporto, os mais próximos ficam em Florença (80km) e Pisa (140km). Daí, você pode alugar um carro ou ir de trem ou ônibus.
De Florença, os trens saem da Estação Santa Maria Novella a cada 30 minutos e você pode comprar o bilhete na hora, já que não há lugar marcado. Em trens diretos, a viagem dura 1h30 e com baldeação em Empoli, 2h.
Outra opção é o ônibus, com saídas da estação Pullman, ao lado da estação Santa Maria Novella, até o centro de Siena. A viagem dura 1h15 (direto) ou 1h30, com paradas no caminho.
De Pisa, é possível pegar um trem no aeroporto até Siena. A viagem dura 2h com duas baldeações: em Pisa Centrale e em Empoli. Também é possível ir do aeroporto de ônibus ou táxi até Pisa Centrale e pegar o trem até Siena, com baldeação apenas em Empoli. O trajeto dura aproximadamente 1h40 e os trens partem a cada meia hora.
De ônibus é possível ir direto do aeroporto de Pisa até Siena, em uma viagem de 2h.
De Roma ou Milão, é possível ir de trem, mas as viagens são demoradas, mais de cinco horas de duração.
Para checar horários de trens, consulte o site www.trenitalia.com.
Para checar horários de ônibus, consulte o site www.tiemmespa.it.
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI
Belas imagens Marcos, uma cidade preservada no original.