O Lago di Garda é o maior da Itália e um dos mais bonitos. Tem uma área de 370km² e abrange três regiões: Trentino, Lombardia e Vêneto. É cercado por montanhas e mais de 20 vilarejos pitorescos se espalham por suas margens e entorno.
Oferece praias, uma variedade de esportes náuticos, recantos para curtir a natureza e lugares históricos. O ideal é fazer o percurso de carro, já que os vilarejos ficam a uma pequena distância uns dos outros e a estrada que contorna o lago é muito bonita.
Entre as cidades que compõem o Lago di Garda estão Peschiera del Garda, Castelnuovo del Garda, Lazise, Bardolino, Garda, Torri del Benaco, Brenzone e Malcesine, na província de Verona, no Vêneto. Na província de Brescia, na Lombardia, as cidades de Sirmione, Lonato, Desenzano del Garda, Padenghe del Garda, Moniga del Garda, San Felice, Manerba del Garda, Salò, Gardone Riviera, Toscolano-Maderno, Gargnano, Tignale, Tremosine e Limone sul Garda. E em Trento, Riva del Garda e Nago-Torbole.
Nesse roteiro de dois dias sugerimos três belas cidades: Sirmione, Limone Sul Garda e Riva Del Garda.
Riva del Garda
Vilarejo localizado no norte do lago e uma ótima base para conhecer a região. É uma cidade com boa infraestrutura de hotéis e restaurantes, um centrinho charmoso e um visual lindo do lago. Aqui o gostoso é se perder pelas ruas da cidade, apreciando a beleza da arquitetura. Para quem gosta de fazer trilhas, a cidade oferece muitas opções como a Sentiero dela Ponale, com visuais incríveis do lago; e a Chiesa di Santa Barbara, uma caminhada de 1h30 (3h ida e volta) até a igrejinha no alto da montanha.
Veja fotos de Riva del Garda:
Limone Sul Garda
É impossível não se apaixonar por esse vilarejo. Ele é lindo, localizado entre as montanhas e o Lago di Garda. É conhecido por seus jardins de limões, as limonaias. Nas diversas lojinhas espalhadas pela cidade você encontra o famoso limoncello e diversos outros produtos feitos à base de limão. Tem muitos restaurantes à beira do lago.
Veja fotos de Limone sul Garda:
Sirmione
Sirmione é uma das cidades mais lindas e interessantes do Lago di Garda. Localizada ao sul do lago, tem praias, castelo, ruínas romanas, águas termais com propriedades terapêuticas e um centro histórico lindinho. Não é à toa, portanto, que é conhecida como a pérola do Garda. O centro histórico tem ruas sinuosas, casario com flores na fachada e muitos restaurantes, lojinhas de artesanato e gelaterias. Logo na entrada da vila há o Castelo Scaligero, um dos mais bem preservados da Itália. Outra das principais atrações da cidade é a ‘Grotte di Catullo’, ruínas da maior vila romana ao norte da Itália.
Veja fotos de Sirmione:
Como chegar
As cidades com aeroportos internacionais que ficam mais perto do Lago di Garda são: Milão (180 km), Verona (37 km) e Veneza (160 km). A partir de um desses aeroportos recomendo alugar um carro e dirigir até o Lago di Garda.
Quando ir
Os melhores meses para visitar as cidades são abril, maio, junho, setembro e outubro. Julho e agosto são meses de alta temporada, tudo fica lotado e os preços mais salgados. De novembro a março é inverno, e alguns hotéis e restaurantes fecham.
Proibida a reprodução de textos e fotos sem autorização
Leia também:
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI