Atualizado em 10/03/2019
Construídas para garantir a defesa do território e o povoamento e fortificação das fronteiras com a Espanha, as 12 aldeias históricas de Portugal foram restauradas e hoje se constituem um rico patrimônio da história, costumes e tradição de um povo.
Quem visitar Portugal pode fazer essa viagem no tempo e descobrir uma das facetas da alma portuguesa em Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.
Localizadas em pontos estratégicos próximo às fronteiras espanholas, as aldeias foram resultado do trabalho de vários reis portugueses, com destaque para D. Afonso Henriques e D. Dinis.
Hoje, é possível vivenciar um pouco dessa história numa viagem de redescoberta a cada uma dessas pequenas vilas.
Belmonte
Cidade onde nasceu Pedro Álvares Cabral, o descobridor do Brasil em 1500. É dominada pelas ruínas parcialmente restauradas do castelo onde morou a família Álvares Cabral.
Sortelha
Vila medieval com tudo a que tem direito: muralha, ruínas de um castelo, casas e ruas de pedra, igrejas e pequenos restaurantes. A cidade fica localizada no alto de uma colina e oferece uma bela vista da paisagem ao redor.
Piódão
Piódão surge quase como um toque de mágica no final de uma estradinha sinuosa. As casas de xisto, com suas portas e janelas pintadas de azul, ocupam as encostas da Serra do Açôr, no centro de Portugal. No meio da vila, o branco da Igreja Matriz se destaca, criando uma composição única e inesquecível. É conhecida como ‘aldeia presépio’.
Mapa das Aldeias Históricas
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI