Os lisboetas, sem falsa modéstia, dizem que as dezenas de ‘miradouros’ (mirantes para os brasileiros) de Lisboa têm boa razão para existir: oferecer aos moradores e visitantes da cidade a oportunidade de admirar toda a beleza da capital lusitana, que é construída sobre sete colinas. Sem exageros, Lisboa surpreende e mostra muitos dos seus encantos vista do alto.
Localizada às margens do Tejo, que desemboca no Oceano Atlântico, Lisboa tem riqueza histórica, vielas encantadoras, transporte eficiente, bons restaurantes e diversidade arquitetônica.
Os bairros mais interessantes são a Baixa, Alfama, Chiado e Bairro Alto, no Centro; Belém, a oeste da cidade, e o Parque das Nações, a leste.
Bairro mais antigo de Lisboa, construído pelos mouros no século 11, Alfama tem ruelas labirínticas e escadarias que cortam o bairro levando ao cais. O monumento que se destaca no bairro é o Castelo de São Jorge, cuja origem remonta ao século 5, de onde é possível ter uma vista espetacular da cidade.
A Baixa é a área comercial de Lisboa, localizada entre duas praças, a Dom Pedro IV, conhecida como Rossio, e a Praça do Comércio, onde fica o Palácio da Ribeira, hoje sede de ministérios. De lá, chega-se às docas, totalmente restauradas e local de intensa vida noturna, com suas boates e restaurantes. No bairro fica o Elevador de Santa Justa, uma estrutura de ferro de 45 metros de altura, o Mercado da Ribeira e o Cais do Sodré.
Nas vias estreitas do Bairro Alto estão concentradas as famosas casas de Fado, muito frequentadas pelos turistas, e cafés e boates que agitam a vida noturna da cidade. O fado é a música tipicamente portuguesa, inspirada nas canções dos escravos africanos, em melodias árabes e na música folclórica regional, que revela a alma nostálgica do povo lusitano.
O Chiado abriga cafés, galerias de artes, teatros e museus. É lá que fica o famoso café A Brasileira, que era frequentado pelo poeta Fernando Pessoa, hoje imortalizado em uma estátua de bronze na calçada.
Em Belém é onde estão alguns monumentos que trazem referências mais diretas à descoberta do Brasil. Abriga a Torre de Belém, construída em 1519 e uma obra prima dos estilos gótico e manuelino, ponto de partida das caravelas de Pedro Álvares Cabral; o Padrão dos Descobrimentos, que faz uma homenagem à era das grandes descobertas portuguesas; e o impressionante Mosteiro dos Jerônimos, uma obra prima da arquitetura, onde estão enterrados Vasco da Gama, Luís Camões e Fernando Pessoa, em frente à Praça do Império.
Numa rua próxima ao mosteiro fica a mais conhecida confeitaria de Lisboa, a Pastéis de Belém, casa de chá do século 19 que inventou e até hoje vende suas deliciosas tortinhas de nata.
De qualquer ponto do parque é possível apreciar a beleza da Ponte Vasco da Gama, de 16 quilômetros, que corta o rio Tejo.
Como chegar
A companhia aérea portuguesa é a TAP, que tem vários voos ligando capitais brasileiras à Lisboa.
Onde ficar
Não faltam opções de hotéis em Lisboa. Consulte: www.hoteis.com ou www.booking.com
Leia também:
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI