Esse post foi feito para as pessoas que estão indo pelo primeira vez ao Festival Folclórico de Parintins e querem mais informações sobre como são as apresentações.
O Festival Folclórico de Parintins ocorre na última semana do mês de junho. São três noites de apresentação (sexta-feira, sábado e domingo). Os bois Caprichoso e Garantido se apresentam todas as noites e a ordem é definida por sorteio. Cada apresentação demora no máximo 2h30, e o bumbá que não respeitar esse tempo-limite é punido com a perda de pontos.
Jurados
Os bois são avaliados a cada noite por uma comissão formada por nove jurados. que são selecionados em vários Estados do Brasil. Vários itens, individuais e coletivos, são avaliados e recebem notas. Na segunda-feira é feita a apuração dos pontos e declarado o vencedor do festival daquele ano.
Galera
A galera é formada pelos torcedores do boi e é um dos itens avaliados pelos jurados. No bumbódromo, uma parte da arena é destinada às galeras. O acesso a essa parte é gratuito, mas para conseguir lugar você praticamente precisa dormir em uma fila. A galera participa ativamente da apresentação do bumbá, seja dançando e seguindo as coreografias ou usando acessórios que compõem a apresentação.
Itens avaliados
Os jurados atribuem notas aos itens individuais e aos itens coletivos. Os itens individuais são Apresentador, Levantador de Toadas, Cunhã Poranga, Rainha do Folclore, Sinhazinha da Fazenda, Pajé, Porta-Estandarte e Amo do Boi.
Itens individuais
Apresentador: É o mestre de cerimônia, a pessoa que interage com a galera e o público e faz a apresentação do bumbá, explicando cada etapa do espetáculo.
Levantador de toadas – é o cantor do bumbá, a pessoa que interpreta as toadas.
Batucada ou Marujada – É a bateria dos bumbás. A do Garantido é chamada de Batucada e a do Caprichoso, de Marujada.
Porta-estandarte – Item feminino que traz o estandarte do boi e que é avaliada pelo seu bailado.
Amo do boi – Representa o dono da fazenda, é um menestrel que tira versos;
Sinhazinha da Fazenda – é a filha do dono da fazenda. Sempre se apresenta com belos vestidos.
Rainha do Folclore – representa a diversidade de valores expressados pela manifestação popular.
Cunhã Poranga – É a moça bonita, guerreira e guardiã. Símbolo da força e beleza.
Pajé – É o curandeiro, o xamã, o sacerdote. Conduz os rituais indígenas.
Itens coletivos
Boi bumbá evolução – É o bumbá. É avaliado por seu coreografia e movimentos de um boi real.
Batucada ou Marujada – É a bateria dos bumbás. A do Garantido é chamada de Batucada e a do Caprichoso, de Marujada.
Ritual Indígena – Em cada noite do festival, os bumbás apresentam um ritual indígena, que representa a recriação de um rito xamanístico. É um dos grandes momentos da apresentação de cada boi.
Toada (Letra e música) – é a canção selecionada para concorrer à votação dos jurados.
Tribos indígenas – são grupos étnicos que compõem os povos indígenas do Brasil, dentro do contexto folclórico do boi bumbá de Parintins.
Tuxauas – Chefe da tribo o personagem caboclo em sua miscigenação, representação alegórica do universo indígena e caboclo da Amazônia.
Figura típica regional – é uma alegoria que simboliza a cultura amazônica.
Alegorias – São as estruturas artísticas que funcionam como suporte cenográfico para apresentação.
Lenda Amazônica – Ficção que ilustra a cultura dos povos da Amazônia dentro do contexto folclórico do boi bumbá de Parintins.
Vaqueirada – Agrupamento coletivo composto por cavalos, lanças e vaqueiros tradicional do boi bumbá de Parintins. Guardiões do boi em evolução.
Galera – Elemento de apoio do espetáculo, estímulo de apresentação, massa humana que forma uma das maiores coreografias uníssonas do mundo.
Coreografia Coletivo – Todos os movimentos de dança apresentados durante o espetáculo.
Organização do conjunto folclórico – Reunião de itens individuais, artísticos e coletivos embasados no conteúdo do espetáculo, e, por sua vez, dispostos organizadamente na arena de apresentação.
Apresentação dos bumbás
Todo ano os bumbás trabalham um tema, escolhido pela Comissão de Arte. A partir daí é desenvolvida a apresentação de arena dos bois. Cada dia é um espetáculo, com alegorias, fantasias e composição diferentes.
Um dos momentos mais impressionantes das apresentações dos bumbás é a “construção” das alegorias no meio da arena. Como a entrada do Bumbódromo é pequena, as alegorias vêm aos pedaços, sendo montadas no meio do palco, em questão de minutos.
Outro momento de grande expectativa é a entrada dos itens individuais, geralmente apoteóticas.
O ritual indígena, sob o comando do Pajé, também é um momento de grande emoção, geralmente o ápice da apresentação, marcado pela grande interação com a galera.
Resultado
Na primeira segunda-feira após o Festival, é feita a contagem dos pontos dos jurados e proclamado o bumbá vencedor. O ganhador sai desfilando pelas ruas de Parintins, comemorando o título. A partir daí, é começar a preparar o festival do próximo ano.
Leia também:
Festival Folclórico de Parintins: dicas para principiantes
Conheça as atrações de Parintins, cidade dos bumbás Garantido e Caprichoso
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI
Gostaria de mais informação sobre .amazonas.
RESPOSTA
Em que eu poderia ajudar? Aqui no site tem muita informação sobre a festa de Parintins.
Os brincantes de cada Boi recebem algum valor para participar. Seja na batucada ou mesmo sendo item..? 🤔
RESPOSTA
Sim, todos recebem. A exceção é para alguns torcedores que participam da Marujada ou Batucada.
As apresentações das 3 noites são iguais?
RESPOSTA
Não, as apresentações são diferentes.