O tacacá é uma iguaria amazônica feita com tucupi e goma de tapioca. É muito consumido nos estados do Norte do País, principalmente Pará. A proximidade com o estado vizinho influenciou e Parintins é famosa por seu tacacá, vendido pelas ‘tacacazeiras’ em bancas espalhadas pelas ruas da cidade.
Há controvérsias sobre a origem do tacacá. Para alguns, nasceu entre os indígenas paraenses. Para outros, tem origem entre os índios Mura, no Amazonas.
O tacacá é servido em cuias, bem quente, onde se coloca a goma de tapioca o tucupi, um caldo amarelado proveniente da mandioca. Depois se acrescenta o jambú – que dá uma sensação de dormência na boca -, o camarão seco, a pimenta e a cebolinha (esse ingrediente é característico de cidades da região do Médio Amazonas e do Pará, em Manaus não é usado).
Entre as bancas tradicionais de Parintins está a da dona Maria – já falecida e que hoje é mantida por sua filha -, na Avenida Amazonas, próximo ao Brandão de Amorim; a da dona Marta, na Rio Branco; da dona Graça na Rua Barreirinha e da dona Maia próximo ao Cais do Porto.
É quase uma tradição tomar a iguaria no fim da tarde, quando as ‘tacacazeiras’ montam suas bancas. Então, não desperdice a oportunidade e tome um tacacá quando estiver em Parintins.
Vai viajar?
Reserve seu hotel agora no booking.com. Em alguns casos, a sua reserva pode ser cancelável (Confira as regras) - CLIQUE AQUI
Aluguel de carros no Brasil e no exterior - CLIQUE AQUI
Passagens aéreas e pacotes para sua viagem - CLIQUE AQUI